A festa para comemorar um dia inteiro dedicado ao forró pé-de-serra está marcada para a noite desta sexta-feira (11), no Pátio de São Pedro, no centro do Recife, e é aberta ao público. Há quatro anos, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) dedica segunda sexta-feira de setembro ao Dia Estadual do Forró.A data foi escolhida em homenagem ao nascimento de Manezinho Araújo, rei da embolada, conhecido antes de Luiz Gonzaga. Entre as músicas mais famosas dele, estão “Beata Mocinha”. “Faremos um show para comemorar o primeiro artista nordestino a brilhar nacionalmente”, adianta o forrozeiro Santanna. “Até Luiz Gongaza gravou músicas de Manezinho. Estamos aqui pela questão da cultura popular, que é morredoura, mas a gente não pode deixar que matem”. Além do cantor, outros 19 artistas, entre eles Irah Caldeira, Cristina Amaral, Beto Hortis, Roberto Cruz, Israel Filho e os grupos Fim de Feira e Território Nordestino, sobem ao palco nesta noite. Santanna antecipa o repertório. “Vou cantar ‘Tamburete de Forró’. ‘Sala de Reboco’, ‘Pagode Russo’, ‘Asa Branca’ não podem faltar”, garante. “Não perco essa festa por nada”, diz o forrozeiro Rogério Rangel.Além do show especial, a partir das 15h, haverá a Oficina de Sanfona com o Mestre Camarão e Palestra com Salatiel Dias, sobre o tema “Forró de Gonzada aos Dias de Hoje - Identificação e Origem dos Ritmos”. Já no sábado (12), outra palestra fecha as comemorações. O poeta Xico Bizerra e a Presidente da Sociedade dos Forrozeiros Pé-de-Serra E Ai, Tereza Accioly, falam sobre o Forró dentro da programação do Observa e Toca Malakoff, que acontece na Torre, a partir das 16h.
PROGRAMAÇÃO
O Pátio de São Pedro tem programação diversificada para o fim de semana.
No sábado (12), a partir das 14h, católicos acompanharão o “Pátio do Louvor”, com Frei Damião, reitor da Basílica do Carmo, que sobe ao palco acompanhado do grupo Guerreiros na Fé, onde entoarão cânticos, darão testemunhos e farão orações.
Já no domingo (13), a partir das 17h, o Pátio de São Pedro sediará a abertura oficial do SPA das Artes 2009, que chega a sua oitava edição, e conta com realização da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura da Cidade do Recife (FCCR), em convênio com a Sociedade de Amigos do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães. Na ocasião, haverá o lançamento da ReviSPA e a abertura das exposições SPÁTIO, conjunto de exposições que ocupará seis equipamentos culturais do Pátio durante o evento, que seguirá até o dia 19 de setembro.
SERVIÇO:
Sexta-feira (11) - Dia Estadual do Forró20h – Show com 20 atrações de forró no palco do Pátio de São Pedro
Sábado (12)14h – Pátio de Louvor com Frei Damião
Domingo (13)17h – Abertura oficial do SPA das Artes