segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Desfile da Independência começa com atraso no Recife


Cerca de cinco mil alunos pernambucanos abriram as fetisvidades em homenagem ao 187º aniversário da Independência do Brasil, celebrado nesta segunda-feira (7), no Centro do Recife. O desfile cívico-militar, marcado para as 8h, só começou às 8h45. O governador Eduardo Campos e a primeira-dama do Estado, Renata Campos, acompanham a cerimônia no palanque principal, montado no cruzamento da Rua dos Palmares com a Avenida Cruz Cabugá, bairro de Santo Amaro, ao lado de vários secretários do Governo. A exemplo do que ocorreu nos últimos dois anos, a concentração será realizada em frente ao Shopping Center Tacaruna. O desfile estava programado para começar às 13h, mas devido ao atraso inicial, deverá se estender.

A expectativa, de acordo com o governo do Estado e as Forças Armadas, é de que dez mil pessoas compareçam ao evento. A apresentação começou com o desfile civil. Além de escolas (47 estaduais, 10 da rede municipal do Recife e 21 particulares), estão nas ruas representantes dos Escoteiros do Brasil, Desbravadores, Legião da Boa Vontade, Correios, Ensino Especializado Pré-Militar (ASA), Maçonaria e Exército da Salvação.

Também está programado o desfile dos militares – Marinha, Exército, Aeronáutica, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Rodoviária Federal, Banda de Música do Comando Militar do Nordeste e 166 veículos motorizados.

PROTESTO - Nem só festa marca o 7 de Setembro na cidade. A data também é marcada por manifestações, como o Grito dos Excluídos, realizado por grupos ligados a movimentos sociais. A concentração acontece na manhã desta segunda na Praça Oswaldo Cruz, no bairro da Soledade, Centro do Recife. A caminhada segue pela Avenida Conde da Boa Vista (faixa direita no sentido subúrbio-cidade), em direção à Avenida Guararapes. A manifestação, com a presença do novo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, termina no largo em frente à Basílica de Nossa Senhora do Carmo, em Santo Antônio.

Fonte: JC ONLINE