terça-feira, 1 de setembro de 2009

Cartão de ponto agora é com impressão digital




Novidades no cartão de ponto: agora, o controle de acesso utiliza a biometria - a impressão digital do trabalhador. Pequenas empresas no Brasil já desenvolvem esta e outras tecnologias com eficiência.
A biometria aposentou mesmo o velho relógio de ponto. Agora é só colocar o dedo ou a mão no leitor ótico, e o sistema reconhece na hora o usuário.
O empresário Reginaldo Cardoso é especializado em biometria. Ele instala um sistema conhecido como Handkey, que faz a leitura da mão do usuário, com base em imagens de vários ângulos.
“Quando o usuário coloca a mão no equipamento, ele capta quatro pontos fundamentais da mão, e a partir desses quatro pontos ele consegue estabelecer um algoritmo que faz com que crie uma identificação única para aquele usuário,” diz o empresário Reginaldo Cardoso. O empresário começou o negócio em 1994. O investimento foi de R$ 50 mil para montar um escritório. Na época, todos os equipamentos eram importados e caros. Três anos depois, o empresário conseguiu desenvolver uma placa controladora. Ela gerencia o acesso dos usuários, e é considerada o coração do sistema.
“A placa consegue indicar todos os sentidos, se você entra, se você sai. Com a fabricação da placa no Brasil, o preço do produto caiu cinco vezes, e o mercado se expandiu”, explica.