Novidade no mercado para as donas de casa, principalmente as que moram no sertão nordestino que sofrem com a seca: pano de limpeza que não precisa de água e nem produtos químicos é lançado. Um empresário de São Paulo apostou no produto ecológico e já pensa em dobrar a produção. Foi numa viagem a Portugal, em 2006, que o empresário Luiz Zaranise conheceu um pano de limpeza que absorve mais sujeira do que os convencionais. Ele se encantou com o produto, e viu nele uma boa chance de ganhar dinheiro no Brasil. “Lá fora o pano é bem conhecido, mas aqui no Brasil o pessoal não o conhece bem. Eu vi que tem uma grande oportunidade de começar a fabricar o pano aqui, começar a comercializar nacionalmente”, avisa o empresário. O empresário levou um ano para desenvolver o produto. Ele contratou um engenheiro têxtil e fez vários testes até achar a matéria prima certa: uma microfibra de poliéster e poliamida. Um dos segregos de produção é exatamente o fio usado para fazer o pano. Cada um deles contém mais de mil filamentos, que são essas microfibras que compõem o fio. E elas, segundo o empresário, retem mais sujeira.“Esse é um fio que a gente importa da China. Ele é cem vezes mais fino que um fio de cabelo, e por ele ser tão fino, consegue remover minúsculas partículas de sujeira da superfície”, explica Zaranise. O empresário investiu R$ 300 mil no negócio. Ele comprou três máquinas de tecer e fez estoque de matéria prima. Um grande diferencial é a técnica para confeccionar o produto. O pano é todo irregular, cheio de tufos. É essa estrutura ajuda a remover a sujeira em superfícies como telas de computador, mesas e veículos. E ainda promete ser ecológico!