sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Morreu um verdadeiro Senador‏



O mundo político estadonidense dá adeus a Ted Kennedy, legendário legislador e último irmão sobrevivente da dinastia politica que mais influenciou a historia recente do país. Kennedy, senador democrata por Massachusetts, morreu nesta ultima quarta-feira vítima de um


cancer cerebral em sua casa em Cape Cod aos 77 anos.
O presidente Barack Obama interropeu sua ferias em Massachustts para elogiar a Kennedy como "uma figura singular" na história política estadonidense. " Mesmo que este dia chegaria, nós aguardavamos com muito pezar", dise Obama. " Para sua familia era um guardião; para Estados Unidos, era o defensor de um sonho. Sua luta nos deu a oportunidade que nos foi negada quando seus dois últimos irmãos foram assassinados, "John e Robert", a de ter um tempo sagrado para agradecerlhes e dizer adeus", acrescentou o mandatário.
Kennedy foi um intenso ativista a favor de causas liberais - como um maior acesso ao sistema de saúde pu'blica, a luta contra a pobreza e os direitos dos imigrantes e das minorias durante seus mais de 50 anos de carreira no senado federal.
Era irmão de John F. Kennedy, o presidente assassinado em Dallas em 1963, e do Robert Kennedy, quem foi secretário de justica e quem também perdeu a vida em um atentado em 1968. Kennedy esteve sendo velado no museu e Biblioteca Presidencial John F. Kennedy em Columbia Point em Dorchester, Massachusetts.
Nesta sexta-feira 28 de agosto se realizara' um servico de recordação na Biblioteca.
Neste sa'bado sera' celebrada uma missa na igreja do Perpetuo Socorro em Boston, onde Kennedy rezava o diário quando foi diagnosticado cancer na sua filha, Kara Kennedy Allen.
Ela sobreviveu, assim como também sua esposa, Vicki; dois filhos, Edward Jr. e o representante
por Rhode Island Patrick J. Kennedy; dois filhos adotivos, Caroline e Curran Raclin; e uma irma,
Jean Kennedy Smith.
Kennedy sera' sepultado este sábado 29 de agosto no cemintério Nacional de Arlington, segundo
um funcionário que pediu para não ser identificado, onde já descansam cinco membros da familia dos Kennedy's.
O panteão da chama eterna descansam quantro membros da familia Kennedy: John F. Kennedy;sua esposa, Jacqueline Kennedy; seu filho Patrick, que viveu dois dias e outro.
O ex seandor Robert Kennedy F. Kennedy esta' enterrado a uma curta distancia.
Nos quase meio século de senado, Kennedy conheceu a 10 presidentes e acumulou uma lista impressionante de objetivos conseguido, nos temas relacionados à saúde, direitos civis, educação e imigracao e outros temas.
Herdeiro da familia política mais poderosa e fascinante dos Estados Unidos durante o se'culo XX, se ergeu um patamar de um paladino da classe trabalhadora, imprimido no selo num amplo corpo de leis. Elegido inicialmente para o senado em 1962 e reeleito com uma margem de vantagem muito grande por última vez em 2006, foi o terceiro senador com maior servico prestado a câmara alta, atrás de Robert Byrd e o falecido Strom Thurmond, republicano.
"Um importante capi'tulo de nossa historia chegou ao fim. Nosso país tem perdido a um grande lider que tomou a antorcha de seus irmãos caídos e se converteu no maior senador dos todos os tempos", disse o presidente Barack Obama em um comunicado.
Kennedy foi mencionado frequentemente como potencial candidato presidencial. Mas deixou de lado toda aspiração a Casa Branca depois de um falecido intento nas primárias de 1980, e depois daií nunca mais voltou a candidatar-se.
Ao fechar este intento de candidatar-se, fez um discurso que foi muito significativo.
"Para mim, fazem algumas horas, esta campanha tocou no fundo", disse então naquele momento.
"Para todos cujo bem estar tem sido nossa preocupacao prioritária, o trabalho continua, e a causa perdura, a esperança segue viva e o sonho jamais morrera'".
Se buscar-mos na história, vamos ver que não foi uma pessoa influente politicamente na historia
estadonidense, mais foi uma pessoa que deixou sua marca, em America Central e do Sul, e em Europa.

Para Revista Desafio's
Corresponsal Waldson Almeida
Miami, Florida - USA
agosto 28, 2009