segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Fogo em Los Angeles está "fora de controle" diz Schwarzenegger


LA CANADA FLINTRIDGE, Califórnia (Reuters) - O governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, disse que um incêndio florestal "fora de controle" nas colinas de Los Angeles forçou a retirada de milhares de lares e ameaça 12.500 construções na área densamente povoada.
O incêndio quase dobrou de tamanho da noite para o dia e já queimou 14 mil hectares de arbustos secos nas montanhas de cinco cidades, numa extensão de 16 km entre La Crescenta e Pasadena, disse o Corpo de Bombeiros da Califórnia. Cerca de 10 mil casas estão sob ordem de evacuação.
"Estes incêndios ainda estão totalmente fora de controle", disse Schwarzenegger aos repórteres no posto dos bombeiros em Lakeview Terrace. "São enormes e muito perigosos, e estão chegando muito perto da casas e estruturas."
Os focos levaram Schwarzenegger a voltar às pressas para a Califórnia após o funeral do tio de sua esposa, o senador Edward Kennedy, disse ele.
Até agora três casas afastadas foram destruídas e cerca de dez mil lares e 2.500 construções estão em perigo, como Mount Wilson, local que concentra instalações de comunicações essenciais, incluindo torres de transmissão de rádios e TVs.
"Esse local é o centro nervoso da maior parte das comunicações na área de Los Angeles", disse o comandante dos bombeiros Mike Dietrich. "Não está fora de perigo neste instante. Mal começamos, e este incêndio é traiçoeiro."
Comandantes de brigadas dos bombeiros disseram em uma reunião com a imprensa que mais de três casas se perderam no cânion de Big Tujunga, embora não conheçam o número exato.
"Temos relatos de testemunhas de que nossa casa se foi e até 30 outras também", disse Beth Halaas, que vive com sua família no cânion, onde a maioria das casas é alugada nos finais de semana.
Somente cinco por cento do incêndio que começou na quarta-feira perto da comunidade exclusiva de La Canada Flintridge está contido, mas os bombeiros podem se beneficiar de temperaturas ligeiramente mais baixas neste domingo, pouco abaixo de 37 graus Celsius.
A causa dos incêndios está sendo investigada.