Tabagismo causa danos a praticamente todos os órgãos do corpo, ocasionando muitas doenças e afetando a saúde geral dos fumantes. Parar de fumar tem efeitos benéficos imediatos e a longo prazo.
Tabagismo e câncer*
O risco de morrer de câncer de pulmão é mais de 22 vezes maior entre homens fumantes e em torno de 12 vezes maior entre mulheres fumantes.* O tabagismo eleva o risco de muitos tipos de câncer, incluindo os nos lábios, cavidades orais, faringe, esôfago, pâncreas, laringe, pulmões, cérvix uterino, bexiga e rins.* As taxas de câncer relacionado ao tabagismo variam bastante entre grupos étnicos, mas são maiores em homens negros.
Tabagismo, doença cardíaca e derrame
Tabagismo causa doença cardíaca coronariana. Fumantes têm 2-4 vezes maior probabilidade de desenvolver doença cardíaca coronária.* Fumar cigarro aproximadamente dobra o risco de derrame.* Tabagismo causa redução da circulação ao estreitar os vasos sanguíneos (artérias). Fumantes têm mais de 10 vezes maior probabilidade de desenvolver doença vascular periférica.* Fumar causa aneurisma da aorta abdominal.
Tabagismo e doenças respiratórias*
Tabagismo está associado ao aumento do risco de morrer de doença obstrutiva dos pulmões.* Em torno de 90% de todas as mortes decorrentes de doenças crônicas obstrutivas dos pulmões estão associadas ao fumo de cigarro.