quarta-feira, 13 de maio de 2009

Brasil tem oito casos da nova gripe


Neste domingo, foram confirmados mais dois casos, um no Rio de Janeiro e outro no Rio Grande do Sul.

O Ministério da Saúde confirmou mais dois casos da gripe causada pelo vírus influenza A (H1N1) no Brasil, um no Rio de Janeiro e outro no Rio Grande do Sul. Agora, são oito ao todo. Três no Rio de Janeiro, dois em São Paulo, um no Rio Grande do Sul, um em Santa Catarina e um em Minas Gerais.
Um dos casos é o da mãe de um paciente do Rio de Janeiro. Ela foi internada neste sábado no Hospital do Fundão, no Rio de Janeiro, com sintomas da doença e aguardava o resultado do teste. É o segundo caso de contaminação dentro do país. O primeiro foi o de seu filho, que teve contato com o amigo, recém-chegado do México. Segundo o comunicado do Ministério da Saúde, "a transmissão do vírus no Brasil permanece limitada, sem evidência de transmissão sustentada." Para evitar que o vírus se espalhe, a vigilância epidemiológica do Estado e do município do Rio de Janeiro monitora 70 pessoas que tiveram contato com os pacientes. Nenhuma delas apresenta sintomas da doença. O novo paciente do Rio Grande do Sul passou por vários países da Europa antes de retornar ao Brasil. A pessoa desembarcou no dia 4 de maio no país, onde procurou o serviço de saúde. A pessoa foi submetida a tratamento e passa bem.
O número considerados casos suspeitos pelo Ministério da Saúde diminuiu de 30 para 18 com a realização de novos testes neste domingo.