segunda-feira, 20 de abril de 2009

ONG promove "Corrida de Tartarugas"




Durante as próximas duas semanas, onze tartarugas-de-couro (Dermochelys coriacea), também chamadas de tartarugas-gigantes, irão nadar quase 6 mil quilômetros desde Halifax, capital da província canadense de Nova Escócia, ao mar do Caribe. O evento é organizado pela ONG Conservação Internacional, em parceria com a publicação National Geographic.
Os répteis são apadrinhados por bandas como Pearl Jam e R.E.M, além de nadadores do time olímpico norte-americano.Os organizadores dessa curiosa corrida de tartarugas, que teve início nesta quinta-feira (16/04), estimam que os animais alcançarão a linha de chegada no dia 29 de abril.
As tartarugas-de-couro são consideradas as maiores de sua espécie do mundo, e vivem na Terra desde a época dos dinossauros. No entanto, a pesca e a poluição marinha têm colaborado para diminuir o número desses animais no planeta.
As onze tartarugas selecionadas para fazer parte do projeto foram munidas de um dispositivo que indica, via satélite, a posição delas no oceano, o que permite a uma pessoa em qualquer lugar do mundo acompanhar em um mapa (clique aqui para abrir) o desempenho de cada 'atleta' - além de conhecer um pouco melhor o projeto da ONG para a proteção desses animais.