domingo, 5 de abril de 2009

ÁGUA EM CAIXINHA




Será o fim das garrafinhas de água? Uma empresa americana do estado de Michigan lançou no mês passado um produto tão inovador quanto simples: água em caixinha. Já sendo tão comum o uso desse tipo de embalagens para a comercialização de sucos e leite, por exemplo, é impossível não dizer “como é que ninguém pensou nisso antes?”.
A dona da ideia é uma empresa que tem um nome tão criativo quanto “básico”: Água em Caixinha é Melhor (Boxed Water is Better). Os proprietários da companhia – que adotaram como slogan a frase “água em caixinha é melhor para o planeta” – sustentam que a embalagem cartonada é mais ecológica do que a plástica. Segundo a empresa, apenas 14% das garrafas de plástico PET consumidas nos Estados Unidos são recicladas, o que significaria que 30 milhões de unidades fossem jogadas no ambiente todos os dias.
O processo de fabricação de PET, segundo a Água em Caixinha é Melhor, ainda resultaria mais resíduos que a embalagem Tetra Pak (que usa matéria-prima com selo de certificação ambiental) e emitiria três vezes mais dióxido de carbono que a produção dessa última.
Outra vantagem das caixinhas estaria no transporte: elas são mais fáceis de acomodar e ocupam menos espaço num caminhão (sobretudo na hora do descarte, quando podem ser compactadas), o que também contribui para diminuir a emissão de poluentes e gases de efeito estufa.
Por enquanto, a água em caixinha é vendida apenas no estado de Michigan, no Meio-Oeste americano. Mas a expectativa é de expandir os negócios por todo o território americano e para o mercado internacional. A Água em Caixinha é Melhor promete doar 10% dos lucros para instituições que promovem a conservação da água e outros 10% para órgãos de reflorestamento.