sexta-feira, 30 de outubro de 2009

DIA MUNDIAL DO COMISSÁRIO DE VÔO 31 DE OUTUBRO


Foto: Revista Desafio's


O comissário de vôo é o profissional por auxiliar do comandante da aeronave. Ele é encarregado do cumprimento das normas relativas à segurança e ao atendimento dos passageiros.
O comissário de vôo deve passar por um treinamento profissional em qualquer escola homologada pelo Departamento de Aviação Civil - DAC. Para isso, o candidato a profissional deve ter no mínimo 18 anos e ensino médio completo.
O curso de comissário de vôo inclui, entre outras matérias práticas e teóricas, as disciplinas: primeiros socorros, sobrevivência na selva e combate ao fogo. Concluído o curso, o aluno presta exame de conhecimento junto à banca examinadora do DAC.
Em 1973, comissários da Varig, representando 44 países, participaram do Congresso dos Comissários de Vôo - Concov. O evento terminou no dia 31 de maio, com a fundação do Internacional Flight Attendants Association - IFAA -(Associação Internacional dos Comissários de Vôo). Uma canadense foi eleita para presidir a associação e o posto de vice-presidente ficou para um comissário alemão. A partir de então, 31 de maio foi estipulado como o Dia Internacional do Comissário de Vôo. Mas a data só seria decretada oficialmente em 1986.