quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Rota do mar renova contrato e continua fabricando em Santa Cruz‏



Recentemente foi realizada em clima festivo o café da manhã com os colaboradores da empresa Rota do Mar, com a participação do seu diretor Arnaldo Xavier, o ex-prefeito Ernando Silvestre, e o deputado estadual Edson Vieira.
O motivo do encontro foi a assinatura da renovação do contrato pelo proprietário do prédio onde está sediada a empresa, Ernando Silvestre e Arnaldo Xavier da Rota. A duração do contrato é de 10 anos a partir de sua assinatura.
Todos se mostraram satisfeitos com a renovaçao. Centenas de colaboradores participaram do encontro, que terminou num delicioso café da manhã.

Abastecimento de água de bilhões está em risco, diz estudo


Especialista de meio ambiente da BBC News Cerca de 80% da população mundial vive em áreas onde o abastecimento de água potável não é assegurado, de acordo com um estudo publicado nesta quarta-feira na revista científica Nature.

Os pesquisadores organizaram um índice com as "ameaças para a água” incluindo itens como escassez e poluição.

Cerca de 3,4 bilhões de pessoas enfrentam as piores ameaças, segundo o estudo. Os pesquisadores dizem que o hábito ocidental de conservar água para suas populações em reservatórios funciona para as pessoas, mas não para a natureza.

Eles recomendam que países em desenvolvimento não sigam o mesmo caminho, mas sim invistam em estratégias de gerenciamento hídrico que mescle infraestrutura com opções “naturais”, como bacias hidrográficas e pântanos.

Mapeamento
Os autores dizem que nas próximas décadas o panorama deve piorar, com o aumento populacional e as mudanças climáticas.

Eles combinaram dados de diferentes ameaças para a confecção do índice.

O resultado é um mapa que indica as ameaças ao fornecimento para a humanidade e para a biodiversidade.

"Olhamos para o fatos de forma fria, analisando o que acontece em relação ao abastecimento de água para as pessoas e o impacto no meio-ambiente da infraestrutura criada para garantir este fornecimento", disse o responsável pelo estudo Charles Vorosmarty, do City College de Nova York.

"O que mapeamos foi um padrão de ameaças em todo o planeta, apesar dos trilhões de dólares gastos em engenharias paliativas", completou, referindo-se a represas, canais e aquedutos usados para assegurar o abastecimento de cidades.

No mapa das ameaças ao abastecimento, boa parte da Europa e América do Norte aparecem em condições ruins.

Mas quando o impacto da infraestrura criada para distribuir e conservar a água é adicionado, as ameaças desaparecem destas regiões, com exceção da África, que parece estar rumando para a direção oposta.

"O problema é que sabemos que uma fatia enorme da população mundial não pode pagar por estes investimentos”, disse Peter McIntyre, da Universidade de Wisconsin, que também participou da pesquisa.

“Na verdade, estes investimentos beneficiam menos de um bilhão de pessoas, o que significa que excluímos a grande maioria da população mundial”, disse ele.

“Mas mesmo em países ricos, esta não é a opção mais inteligente. Poderíamos continuar a construir mais represas ou explorar mais fundo o subterrâneo, mas mesmo se tivermos dinheiro para isso, não é uma saída eficiente em termos de custo”, disse ele.

Críticas
De acordo com esta e outras pesquisas, a forma como a água é tratada no ocidente teve um impacto significativo na natureza.

Atualmente, um conceito defendido por organizações de desenvolvimento é o gerenciamento integrado da água, no qual as necessidades de todos os usuários são levadas em consideração e as particularidades naturais são integradas às soluções criadas pelo homem.

Um exemplo citado é o abastecimento de água da cidade de Nova York, feito por fontes nas montanhas de Catskill. Estas águas historicamente não precisavam de filtragem até a década de 1990, quando a poluição agricultural mudou o cenário.

A solução adotada, um programa de conservação de terras, se provou mais barata do que a alternativa de construção de unidades de tratamento.

A atual análise pode vir a ser contestada por conter elementos relativamente subjetivos, como por exemplo a forma como as diferentes ameaças são pesadas e combinadas.

Mas os pesquisadores a consideram uma base para futuros estudos e calculam que ela possa ser melhorada quando surgirem dados mais precisos, especialmente de regiões como a África.

Eles calculam que os países desenvolvidos e os Brics (Brasil, Rússia, Índia e China), não conseguirão investir em infraestrutura os US$ 800 bilhões que o estudo julga necessários até 2015. O panorama para países em desenvolvimento é mais sombrio.

“Este é um raio-x do mundo há cinco ou dez anos, porque fizemos o estudo com bases nestes dados”, disse McIntyre.

Richard Black

Vereador concede Título de Cidadão a Fisioteapeuta




O Vereador Deomedes Alves de Brito, concedeu à Fisiotepeuta, ilustríssima Dra. Kassanda Lacerda Soares, o Título de Cidadã de Santa Cruz do Capibaribe, conforme Resolução Municipal Nº 007/2009 gerada a partir da resolução 003/2009 de autoria do referido Vereador, com aprovação dos demais vereadores da Câmara Municipal. A solenidade ocorreu na manhã do dia 29 de setembro e a Dra. Kassandra usou a tribuna em um pequeno discurso onde agradeceu a homenagem recebida dividindo o Título e as honrarias com todos os fisiotepeutas da cidade.

Helicóptero pousa no gramado do Ypiranga trazendo Eduardo da Fonte para entrevista e palestra em Santa Cruz







Admirador e leitor da Revista Desafio’s, e candidato a reeleição, o Deputado Federal Eduardo Dafonte, chegou ao estádio do Ypiranga Futebol Clube na quarta 29 de Setembro, feriado municipal em Santa cruz do Capibaribe, juntamente com sua comitiva em um helicóptero, chamando a atenção de eleitores, curiosos e admiradores da política, quando também falou por cerca de 30 minutos utilizando o microfone da Rádio Comunidade FM 87.9 durante o Programa Opinião, debatendo sobre sua candidatura, suas conquistas na Câmara Federal, recursos adquiridos para melhorias do trânsito em Santa Cruz, pavimentações e redução do valor pago nas contas de energia, além de esclarecer perguntas formuladas pelos radialistas César Melo, Ney Lima e Jason Lagos, dando ainda respostas as questões indagadas por ouvintes. Eduardo visitou a Câmra de Vereadores, onde estava havendo uma solenidade de entregas das medalhas Padre Zuzinha aos homenageados por relevantes serviços prestados e em seguida participou de uma palestra na CDL, sendo sempre acompanhado pelo Vereador Dimas Dantas que afirmou que da Fonte será um dos sete federais mais bem votado em Prenambuco. O Deputado retornou ao Recife na certeza de ter cumprido seus compromissos e agenda política, deixando bem claro que continuará trablhando em prol de melhorias e em defesa da capital das confecções, idependentemente da quatidade de votos que lhes forem confiados.

Bibiu de Nicolau se revolta por não ter direito de usar a tribuna


O ex-vereador e candidato a prefeito por Santa Cruz do Capibaribe que não conseguiu ganhar a eleição em 2004, Bibiu Aragão, ou simplesmente Bibiu de Nicolau, ficou revoltado por não ter a oprtunidade de expressar de público o agradecimento e a alegria em ser homenageado com a medalha Padre Zuzinha, concedida pela Câmara de Vereadores dia 29 de setembro. Bibiu, elevou a vóz desabafando em protesto por não lhe conceder a oportunidade de falar na tribuna, devido ao horário que se excedia, remendando suas palavras eufóricas dizendo que se a solenidade que iniciou por volta das onze da manhã, fosse até meia noite, ainda era pouco para que todos expressassem tamanha gratidão e euforia pela magnífica homenagem.

Diogo Moraes realiza maratona e comícios em rádios da região





O candidato à Deputado Estadual, Diogo Moraes (PSB), concedeu entrevistas ontem às rádios da região, expondo as suas propostas de campanha na Rádio Filadélfia (Pão de Açúcar), Rádio Jataúba FM (Jataúba), Rádio 101 FM (Santa Cruz do Capibaribe).
Em todas as rádios foi enorme a participação dos ouvintes, enviando perguntas que, devido à grande quantidade, tiveram que ser sorteadas para que o jovem candidato pudesse responder. As declarações de apoio e carinho que chegaram às rádios, durante a sua participação, foram intensas e em grandes quantidades.
Durante a entrevista o jovem candidato falou sobre os diversos apoios que recebe em Santa Cruz do Capibaribe e nas cidades vizinhas, já que é o legítimo representante do governo do estado e da Frente Popular, na região, junto com Armando Monteiro, Humberto Costa e Eduardo Campos.
Ao final da tarde, Diogo Moraes participou da procissão de padroeiro de Santa Cruz do Capibaribe, acompanhado pelo Presidente da Câmara de Vereadores Fernando Aragão, os vereadores Galego de Mourinha, Dimas Dantas e o secretário municipal, Rui Medeiros.
À noite, Diogo realizou comício em Fazenda Velha (Brejo da Madre de Deus), ao lado do amarelinho de Ouro, Roberto Asfora e líderes políticos e comunitários daquela cidade.

AGENDA PARA HOJE:

Neste dia 30 de setembro, o candidato participará de uma caminhada, juntamente com Eduardo Campos e os senadores da Frente Popular, em Caruaru, às 9h da manhã, com início no shopping Difusora.
Às 18 horas, Diogo moraes participará de uma carreata pelas ruas de Santa Cruz do Capibaribe, com saída do Posto de Maninho e, em seguida, fará um grande comício de encerramento em São Domingo (Brejo da Madre de Deus), com a presença de todos os líderes políticos que o apóiam.

8º Expo Money São Paulo recebe mais de 18 mil visitantes‏

São Paulo, Na capital paulista, o último dia
da 50ª edição da Expo Money foi cheio de atrações.
Começando com a palestra "Investimentos Inteligentes" com Gustavo Cerbasi que lotou o
auditório. O especialista internacional em análise gráfica, Alexander
Elder, voltou a palestrar para o investidor de nível intermediário.
Além do trader profissional, Jurandir Macedo, o consultor Augusto
Sabóia, o astrólogo Maurício Bernis, o coreógrafo Fly e muitos outros
marcaram presença na disseminação da cultura da educação financeira e
de investimentos.
O Money Mulher, coordenado pela consultora financeira Sandra Blanco,
foi o grande destaque dessa edição. O público feminino contou com um
espaço exclusivo dentro do evento. Mais de 1.800 mulheres assistiram
às palestras e participaram das oficinas. O torneio feminino do Jogo
da Bolsa também atraiu interessadas em aprender brincando e premiou
uma investidora com lote de R$ 1 mil em ações, assim como a visita
guiada que atraiu não só o público feminino, mas homens que queriam
explorar melhor a exposição do evento.
Quem esteve no Expo Transamérica obteve dicas valiosas para deixar o
bolso no azul, planejar a viagem dos sonhos e começar a operar no
mercado de ações. Outro espaço importante em São Paulo foi a Clínica
Financeira, que realizou mais de 180 atendimentos individuais e
ajudou muita gente a sair do sufoco do endividamento.
Em 2010, a Expo Money São Paulo repetiu o sucesso do ano passado.
Cerca de 20 mil pessoas passaram Expo Transamérica durante os três
dias de evento e muitos participaram da programação em mais de um
dia. Os organizadores contabilizaram 18.500 congressistas únicos no
balanço final do evento. Ao completar 50 edições em todo o Brasil, o
evento amadureceu, passou por mais cidades e arrebanhou um número
maior de seguidores. "Percebemos uma grande virada nesta Expo Money
São Paulo: os participantes fizeram a lição de casa e amadureceram
seus conhecimentos sobre como investir", afirmou Robert Dannenberg,
presidente da Trade Network, organizadora da Expo Money.
Para 2011, novidades à vista. Segundo Raymundo Magliano Neto, sócio
da Trade Network, o circuito Expo Money ganhará uma nova etapa:
Goiânia. "Iniciamos um processo de expansão gradativa da Expo Money.
Em 2003, era apenas São Paulo. Já em 2010, passaremos por 12 cidades,
sendo 11 capitais e Ribeirão Preto, interior paulista".

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Taquaritinga do Norte sem racionamento de




A Terra das Dálias viveu um momento histórico, com a inauguração da primeira etapa da Adutora Mateus Vieira. A obra que começou em novembro de 2008 foi entregue oficialmente pelo presidente da Compesa e Secretário de Recursos Hídricos, João Bosco o Prefeito José Evilásio e demais autoridades do município.
O marco aconteceu na Praça Antônio Pereira onde foi simbolicamente aberto um chuveirão demonstrando que água a partir de agora na Terra das Dálias será em abundancia.
A obra compreende uma nova estação de tratamento de água, seis estações elevatórias de água tratada, uma estação elevatória de água bruta e quatro reservatórios para armazenar um total de 760 m³, além de 22 km de nova tubulação, e uma adutora de 9 km. Ao todo foram investidos mais de R$ 9 milhões beneficiando mais de nove mil nortetaquaritinguenses que se revezava em dois dias com água e dois sem.
E os trabalhos não param! Agora a continuação das obras é voltada para a segunda etapa, beneficiando os moradores que ficaram de fora desta primeira parte, com previsão para termino em novembro deste ano.
“Com esta adutora em pleno funcionamento garantimos o desenvolvimento do nosso povo, uma vez que toda população não sofrerá mais com o racionamento, gerando uma grande economia”, frisou o Prefeito José Evilásio. Completando também que outras grandes melhorias estão por vir. “Estamos no caminho certo, e em breve outras obras serão implantadas em nosso município, é só aguardar e conferir o avanço desta Terra tão rica e pouco explorada pelos que aqui governaram” disse o Prefeito.

Henrique Figueirôa
Assessor de Imprensa e Marketing

Comunicado da CDL Santa Cruz do Capibaribe referente ao feriado dos padroeiros da cidade

CONFIRA TABELA DE FERIADOS OFICIAIS.





A CDL Santa Cruz do Capibaribe comunica aos empresários que HOJE 29 de Setembro, é feriado municipal devendo todas as lojas ser fechadas, ou as empresas que optarem por funcionarem na referente data deveriam procurar a CDL local para assinar o acordo coletivo de trabalho. Sendo que se o empresário optar pelo funcionamento deverá procurar a executiva da CDL e firmar o acordo.
Mais informações: 81-37131-2850

As 4 Grandes desafiam a posição da Google como a empregadora mais atraente do mundo‏

ESTOCOLMO, PRNewswire/ -- A Universum publica o
índice global de atração de talentos: o "The World's Most Attractive
Employers 2010 (As Empregadoras Mais Atraentes do Mundo de 2010)",
baseado em aproximadamente 130.000 buscadores de carreiras, com
histórico em administração ou engenharia. Seguindo a publicação
mundial sem precedentes de 2009, a Google ainda consegue manter a
primeira posição, porém desta vez enfrentando uma crescente
concorrência das quatro grandes companhias de auditoria. Na categoria
de companhias, 2010 foi um bom ano para o setor de auditoria, já que
as quatro principais companhias ocupam quatro dos cinco primeiros
lugares da classificação. "Estamos presenciando as firmas de
auditoria e as companhias FMGC (produtos de consumo de grande saída)
reconquistarem seu grupo de talentos depois de um breve romance com a
indústria de TI", disse Michal Kalinowski, CEO da Universum. Em uma
nota menos positiva, as companhias do setor Bancário e de
Investimentos, Consultoria Gerencial e Óleo & Gás enfrentam agora o
problema de serem percebidas como empregadoras menos atraentes.

Na categoria da engenharia, entretanto, as companhias do setor de TI
continuam a dominar: as três primeiras companhias empregadoras -
Google, Microsoft e IBM - mantêm as suas mesmas posições do ano
passado. As mudanças notáveis são a Sony do Japão em quarto lugar e a
nova entrada da Apple. A fabricante alemã de carros BMW é ainda a
marca empregadora mais poderosa na indústria automobilística. Entre
as 10 primeiras, onde as corporações americanas dominam, deve-se
elogiar a Siemens por sua 8ª posição.

NOTA DE ESCLARECIMENTO AO PÚBLICO



Foi com surpresa que eu, José Augusto Maia, recebi a notícia de uma matéria publicada no Blog Diário da Sulanca, informando a população que a nossa militância estaria entregando material político, no calçadão do Moda Center, sem o meu candidato a Deputado Estadual Cecílio Galvão.
Mais importante que o sensacionalismo da matéria, foi o não registro que também havia o material com Cecílio. Tínhamos duas frentes de ação estrategicamente planejadas para aquele local, porque no Moda Center, como todos sabem, se encontram pessoas de todas as regiões do estado. As ações são as seguintes:
1- A distribuição de material com a chapa completa para os eleitores da nossa região (não informado pelo nobre jornalista);
2- A distribuição de material para as pessoas de outras regiões, que já tinham um candidato a Deputado Estadual nas suas cidades.
Restabelecida a verdade dos fatos, reafirmo categoricamente que Cecílio Galvão é o meu candidato a Deputado Estadual e não abro mão disso.
Tenho a certeza de que a nossa campanha é vitoriosa, porque o povo de Santa Cruz e Belo Jardim entendeu a nossa mensagem, aceitou as nossas propostas e estará conosco na festa da vitória desta dupla que já é vencedora.
José Augusto Maia candidato a Deputado Federal

Agenda de Diogo Moraes nesta quarta, 29 de setembro


DIOGO MORAES, CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL, DIVULGA SUA AGENDA PARA HOJE


9h às 10h: entrevista e apresentação de propostas na Rádio Filadelfia FM, em Pão de Açúcar (Taq. do Norte).

11h às 12h: entrevista e apresentação de propostas na Rádio Jataúba FM

13h às 14h: entrevista e apresentação de propostas na Rádio 101 FM.

16h: procissão de padroeiro de Santa Cruz do Capibaribe

20h: comício em Fazenda Velha (Brejo da Madre de Deus).

Um "Fui Despedido" Que Alegra O Coração




Somerset Maugham, escritor inglês, escreveu certa vez uma
história sobre um porteiro da Igreja de São Pedro, em
Londres. Um dia um jovem vigário descobriu que o porteiro
era analfabeto e o despediu. Desempregado, o homem investiu
suas escassas economias em uma minúscula loja.
Ele prosperou, comprou outras e, depois de certo tempo, possuía
uma cadeia de lojas que valia alguns milhões de dólares.
Um dia, seu banqueiro lhe disse: "É verdade que você alcançou
sucesso sendo analfabeto, mas, onde estaria hoje se soubesse
ler e escrever?" O homem sorriu e, calmamente, respondeu:
"Eu seria um porteiro."
Essa pequena história, relatada em nossa ilustração, é muito
conhecida, contada com muitas variações, e eu quero
refletir de um novo ponto de vista: que seríamos hoje se não
tivéssemos aberto o coração para Jesus?
Um dia estávamos conformados com aquilo que o mundo nos
oferece. Festas, bebidas, vícios em geral, às vezes sucesso
aqui e fracasso ali, às vezes uma alegria passageira e
outras vezes angústias e decepções. Era essa a nossa vida e
achávamos que era assim com todo o mundo e não seria
diferente conosco.
Mas algo aconteceu! O Senhor apareceu e nos "despediu"
daquele mundo enganoso. Alguns diziam que a nova vida seria
entediante -- não pode isso, não pode aquilo, e os prazeres
cessariam. Não estaríamos mais livres para fazer o que
queríamos.
É claro que logo descobrimos que isso não era verdade.
Passamos, sim, a ser livres! Livres para viver
abundantemente, livres para cantar e sorrir, não de forma
passageira, mas duradora, eterna. Encontramos a verdadeira
paz e a verdadeira felicidade.
E hoje, mesmo que não nos perguntem, respondemos
interiormente, com grande gozo na alma: Que maravilha foi,
para mim, ter sido despedido daquele passado insignificante.
Foi a maior bênção de minha vida. Como sou feliz!


"... esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando
para as que estão adiante" (Filipenses 3:13).

Dediquem-se à oração, estejam alertas e sejam gratos‏


Esse conselho de Paulo nos ensina sobre a postura daquele que serve ao Senhor. “Dediquem-se à oração” – orai sem cessar. Nossa oração é requerida em todo o tempo, seja por nós mesmos ou seja por nosso próximo. A oração liberta os cativos, sara os doentes, consola os aflitos e oprimidos e também nos fortalece, nos edifica. “Estejam alertas” – vigiai. Ao mesmo tempo em que oramos, devemos estar alertas ao que acontece ao nosso redor, às ciladas do inimigo e da nossa própria mente. “Sejam agradecidos” – reconhecer que o Senhor ouve tudo o que pedimos e nos responde e sermos gratos por isso. Pode ser difícil, mas vamos buscar a cada dia cumprir esse conselho de Paulo, começando hoje, orando pelos cristãos perseguidos!
"Dediquem-se à oração, estejam alertas e sejam agradecidos"
Colossenses 4.2


Deborah Stafussi
Editora

A democracia Santa-Cruzense



A democracia na Grécia antiga funcionava da seguinte forma tinha-se uma assembleia geral que reunia o povo inteiro não tinha um lugar fixo. A palavra Eclésia era utilizada para definir, genericamente, qualquer reunião para debater questões públicas, semelhante ao comício (comitiu) romano em sua forma original. Entretanto, em Atenas costumou-se fazer esses grandes encontros num lugar chamado Pnix, uma grande pedra que dominava uma colina, a qual comportava parte considerável dos cidadãos. Quando a Eclésia estava reunida, não só entravam na lista os problemas mais candentes da comunidade, como se escolhiam os magistrados eletivos. As funções executivas estavam divididas entre os magistrados sorteados e os escolhidos por voto popular. Eles eram responsáveis perante a Eclésia por todos os seus atos, podendo ser julgados por ela em caso de falta grave.
Bem, em Santa Cruz do Capibaribe também a democracia funciona dessa forma, os cidadãos se reúnem para discutir os problemas da cidade nas esquinas e avenidas, e como legítimos pesquisadores autônomos do Datafolha, divulgam suas pesquisas de intenções de votos em relação aos candidatos, sendo de ficha sujas ou limpas (Fichas tão limpas quantos o mais puro linho) da nossa região. É de muita importância para o enriquecimento da nossa cidade essas assembleias composta de grandes cientistas políticos, eleitores sem duvidas, conscientes da sua posição partidária, que defender com unas e dentes suas ideologias. Estamos vivenciando um grande momento de plena democracia onde cada um diz o que pensa e sempre tem uma pessoa que a escute. É de extrema importância estamos engajados nesse clima de pura emoção e total liberdade. Nossos candidatos políticos são como os atletas olímpicos gregos, quando chegavam das olimpíadas vitoriosos, os vencedores eram recebidos como heróis em suas cidades e ganhavam uma coroa de louros. Da mesma forma são os nossos heróis políticos. As passeatas são verdadeiros exemplos dessas recepções aos vencedores. Como verdadeiros e autênticos vencedores estão sempre a nos retribuir com suas dádivas, para nosso desenvolvimento econômico, social, cultural e político.
Por João Batista Gomes Feitoza, atualmente professor do SESI, UFPE e membro da Academia Santa-Cruzense de Letras.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Gerente Nacional do Programa Brasileiro de Agentes Comunitários de Saúde recebe o Prêmio Atenção Universal à Saúde


A Fundação Pan-Americana para a Saúde e Educação (PAHEF) e a Organização
Pan-Americana da Saúde (OPAS) apresentaram o novo Prêmio Sérgio
Arouca à Excelência em Atenção Universal à Saúde à Dra. Maria Fátima
de Sousa.

A Dra. Sousa foi homenageada pelo seu papel no apoio à criação do
Sistema de Informação da Atenção Básica entre muitas outras
contribuições para a melhoria da saúde pública no Brasil.

O Prêmio foi apresentado em um evento especial em Washington, DC,
pelo Dr. Benjamin Caballero, Presidente da Junta de Diretores da
Fundação Pan-Americana para a Saúde e Educação (PAHEF), e pela Dra.
Mirta Roses, Diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

A Dra. Sousa desempenhou um papel fundamental na promoção e avanço de
programas de saúde no Brasil. De 1991 a 2001, foi gerente nacional do
Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), um programa que
atende a mais de 116 milhões de pessoas, 61 por cento da população
total do Brasil. Também apoiou a criação e implementação da rede dos
Pólos de Capacitação, Formação e Educação Permanente em Saúde da
Família junto aos representantes das Instituições de Ensino Superior.
Entre 2001 e 2003, a Dra. Sousa atuou como consultora na
implementação da Estratégia Saúde da Família, no município de São
Paulo. Uma estratégia que ajudou a formular com o objetivo de tornar
os serviços básicos de saúde mais acessíveis às comunidades de maior
vulnerabilidade social. Atualmente, ela contribui fortemente na
formação da próxima geração de profissionais da saúde pública no
Brasil como professora adjunta da Universidade de Brasília.

Em reconhecimento, a Dra. Sousa recebeu um certificado de mérito, um
troféu e 10 mil dólares.

A Dra. Sousa explicou o papel dos programas de saúde, "Estratégia
Saúde da Família" e "Programa de Agentes Comunitários de Saúde", no
que diz respeito à superação das desigualdades sociais e, em
especial, no acesso aos serviços básicos de saúde no Brasil.

"A Dra. Sousa é uma inspiração para os profissionais da saúde pública
em todos os países. Sua notável carreira demonstra como uma pessoa
pode contribuir drasticamente para o sistema de saúde de uma nação,
para melhor atender às necessidades da população e, especialmente, da
população mais carente", disse Edward L. Kadunc, Presidente da PAHEF.

O Prêmio Sérgio Arouca à Excelência em Atenção Universal à Saúde foi
criado em 2010 pela Secretaria da Saúde do Brasil e pela PAHEF, em
cooperação com a OPAS. O prêmio homenageia o notável Dr. Sérgio
Arouca, médico, pesquisador e professor da Escola Nacional de Saúde
Pública, que também atuou no âmbito político assumindo a Secretaria
de Saúde do Município do Rio de Janeiro e a Secretaria de Gestão
Participativa do Ministério da Saúde.

O referido Prêmio reconhece a importância da saúde universal e seu
profundo impacto sobre os povos das Américas. Através da promoção de
mudanças, criação e fortalecimento de programas de saúde, além da
incansável luta na conscientização à importância da saúde universal,
os vencedores destes Prêmios trazem melhorias duradouras para os
sistemas de saúde de seus países. Este é um dos seis prêmios do
Programa Prêmio à Excelência em Saúde Pública Interamericana 2010.

Fundada em 1968, a Fundação Pan-Americana para a Saúde e Educação
(PAHEF) é uma fundação pública dedicada a promover programas de saúde
pública nas Américas voltados para a conscientização e solução dos
grandes problemas enfrentados na área da saúde. A PAHEF promove a
melhoria da qualidade de vida nas várias regiões das Américas,
trabalhando com o setor público e privado, assim como com os
principais grupos de pesquisa em saúde pública, política e
desenvolvimento.

O Programa Prêmio à Excelência em Saúde Pública Interamericana
incentiva o crescimento da próxima geração de líderes, trabalhando em
conjunto para melhorar a saúde e os serviços públicos de saúde nas
Américas. Um júri de eminentes profissionais de saúde pública examina
as indicações e recomenda à diretoria da Fundação um candidato a cada
prêmio para seleção final. É uma distinta premiação que reconhece
novos e já estabelecidos contribuintes da área da saúde pública por
todo Hemisfério Ocidental. Ao longo da América Latina e Caribe, essa
premiação é reconhecida como uma importante conquista profissional,
trazendo honra e reconhecimento aos candidatos eleitos.

Sobre a OPAS: Estabelecida em 1902, a OPAS é a organização de saúde
pública mais antiga do mundo. É o Escritório Regional para as
Américas da Organização Mundial da Saúde e trabalha com os países para
melhorar a saúde e elevar a qualidade de vida de seus habitantes.

Diogo Moraes concede entrevista à Rádio Vale


Ontem, 27 de setembro, o candidato à Deputado Estadual, Diogo Moraes (PSB), concedeu uma entrevista à Rádio Vale do Capibaribe, onde expôs as suas propostas de campanha aos apresentadores Melqui Lima, Pablo Ricardo e Emanoel Glicério.

A entrevista teve uma ótima repercussão na cidade, Diogo argumentou de forma clara e consciente o que é necessário buscar para que o município continue crescendo, como a implantação de escolas técnicas, mais segurança e apoio à juventude. Salientou a importância de Santa Cruz do Capibaribe ter aliados do governador lutando por melhorias na infraestrutura e segurança.

O jovem candidato falou sobre os constantes apoios que tem recebidos, em toda a região, de líderes políticos e, principalmente, da juventude, que o reconhece como o candidato da região para Pernambuco.

À tarde, Diogo Moraes esteve no Moda Center Santa Cruz, em contato direto com o povo de toda a região. Os confeccionistas deram grandes demonstrações de apoio ao candidato. Por onde passou, Diogo, foi abraçado e elogiado por sua bela campanha.

DIA DA LEI DO VENTRE LIVRE


Todos os anos, em 28 de setembro, comemoramos do dia da Lei do Ventre Livre. Vocês já devem ter ouvido ou lido sobre esta lei. Todavia, o seu conteúdo é de desconhecimento de praticamente todo mundo. Assim, como resgate histórico, vamos relembrar um pouco deste pequeno, mas importante passo em direção a abolição da escravatura no Brasil.

Em 28 de setembro de 1871, entrou em vigor em nosso país a Lei nº 2.040, popularmente conhecida na História do Brasil como Lei Visconde do Rio Branco ou melhor ainda como Lei do Ventre Livre. Ela foi promulgada a 28 de Setembro de 1871.

O projeto de lei foi proposto em 27 de maio de 1871 pelo gabinete conservador presidido pelo visconde do Rio Branco. Em sua defesa, o visconde classificava a escravidão como uma instituição injuriosa, não tanto para os escravos mas principalmente para o país, sobretudo para a sua imagem no exterior.

Segundo a Lei, toda criança, filha de escrava, que nascesse a partir daquela data não seria mais escravo e sim livre. A mãe, todavia, continuava escrava, mas a criança ja estava livre. Até os 8 anos a criança ficava com a mãe. Depois dessa idade, se fosse embora, o senhor da mãe recebia uma indenização do estado mas a criança não recebia nada. Caso contrário ficaria até os 21 anos de idade prestando serviços.


TEXTO INTEGRAL DA LEI DO VENTRE LIVRE

LEI n.º 2040 de 28.09.1871

LEI DO VENTRE LIVRE

A Princesa Imperial Regente, em nome de S. M. o Imperador e Sr. D. Pedro II, faz saber a todos os cidadãos do Império que a Assembléia Geral decretou e ela sancionou a lei seguinte:

Art. 1.º – Os filhos de mulher escrava que nascerem no Império desde a data desta lei serão considerados de condição livre.

§ 1.º – Os ditos filhos menores ficarão em poder o sob a autoridade dos senhores de suas mães, os quais terão a obrigação de criá-los e tratá-los até a idade de oito anos completos. Chegando o filho da escrava a esta idade, o senhor da mãe terá opção, ou de receber do Estado a indenização de 600$000, ou de utilizar-se dos serviços do menor até a idade de 21 anos completos. No primeiro caso, o Govêrno receberá o menor e lhe dará destino,em conformidade da presente lei.

§ 6.º – Cessa a prestação dos serviços dos filhos das escravas antes do prazo marcado no § 1°. se por sentença do juízo criminal reconhecer-se que os senhores das mães os maltratam, infligindo-lhes castigos excessivos.

Art. 2.º – O govêrno poderá entregar a associações, por êle autorizadas, os filhos das escravas, nascidos desde a data desta lei, que sejam cedidos ou abandonados pelos senhores delas, ou tirados do poder dêstes em virtude do Art. 1.º- § 6º.

§ 1.º – As ditas associações terão direito aos serviços gratuitos dos menores até a idade de 21 anos completos, e poderão alugar êsses serviços, mas serão obrigadas:

1.º A criar e tratar os mesmos menores;

2.º A constituir para cada um dêles um pecúlio, consistente na quota que para êste fim fôr reservada nos respectivos estatutos;-

3.º A procurar-lhes, findo o tempo de serviço, apropriada colocação.

§ 2.º – A disposição dêste artigo é aplicável às Casas dos Expostos, e às pessoas a quem os juízes de órfãos encarregarem da educação dos ditos menores, na falta de associações ou estabelecimentos criados para tal fim.

§ 4.º – Fica salvo ao Govêrno o direito de mandar recolher os referidos menores aos estabelecimentos públicos, transferindo-se neste caso para o Estado as obrigações que o § 1.º impõe às associações autorizadas.

Art. 3.º – Serão anualmente libertados em cada província do Império tantos escravos quantos corresponderem à quota anualmente disponível do fundo destinado para a emancipação…

Art. 4.º – É permitido ao escravo a formação de um pecúlio com o que lhe provier de doações, legados e heranças, e com o que, por consentimento do senhor, obtiver do seu trabalho e economias. O govêrno providenciará nos regulamentos sôbre a colocação e segurança do mesmo pecúlio.

§ 1.º – Por morte do escravo, a metade do seu pecúlio pertencerá ao cônjuge sobrevivente, se o houver, e a outra metade se transmitirá aos seus herdeiros, na forma da lei civil. Na falta de herdeiros o pecúlio será adjudicado ao fundo de emancipação, de que trata o art. 3.º…

§ 4.º – O escravo que pertencer a condôminos e fôr libertado por um dêstes, terá direito a sua alforria indenizando os outros senhores da quota do valor que lhes pertencer. Esta indenização poderá ser paga com serviços prestados por prazo não maior de sete anos…

§ 7.º – Em qualquer caso de alienação ou transmissão de escravos, é proibido, sob pena de nulidade, separar os cônjuges e os filhos menores de doze anos do pai ou da mãe.

§ 8.º – Se a divisão de bens entre herdeiros ou sócios não comportar a reunião de uma família, e nenhum dêles preferir conservá-lo sob seu domínio, mediante reposição da quota, ou parte dos outros interessados, será a mesma família vendida e o seu produto rateado…

Art. 6.º – Serão declarados libertos:

§ 1.º – Os escravos pertencentes à nação, dando-lhes o govêrno a ocupação que julgar conveniente.

§ 2.º – Os escravos dados em usufruto à Coroa.

§ 3.º – Os escravos das heranças vagas.

§ 4.º – Os escravos abandonados por seus senhores. Se êstes os abandonarem por inválidos, serão obrigados a alimentá-los, salvo o caso de penúria, sendo os alimentos taxados pelo juiz de órfãos.

§ 5.º – Em geral, os escravos libertados em virtude desta lei ficam durante 5 anos sob a inspeção do govêrno. Êles são obrigados a contratar seus serviços sob pena de serem constrangidos, se viverem vadios, a trabalhar nos estabelecimentos públicos. Cessará, porém, o constrangimento do trabalho, sempre que o liberto exigir contrato de serviço.

Art. 8.º – O Govèrno mandará proceder à matrícula especial de todos os escravos existentes do Império, com declaração do nome, sexo, estado, aptidão para o trabalho e filiação de cada um, se fôr conhecida.

§ 1.º – O prazo em que deve começar e encerrar-se a matrícula será anunciado com a maior antecedência possível por meio de editais repetidos, nos quais será inserta a disposição do parágrafo seguinte.

§ 2.º – Os escravos que, por culpa ou omissão dos interessados não forem dados à matrícula, até um ano depois do encerramento desta, serão por êste fato considerados libertos.

§ 4.º – Serão também matriculados em livro distinto os filhos da mulher escrava, que por esta lei ficam livres. Incorrerão os senhores omissos, por negligência, na multa de 100$000 a 200$000, repetidas tantas vêzes quantos forem os indivíduos omitidos, e por fraude nas penas do ari. 179 do código criminal.

§ 5.º – Os párocos serão obrigados a ter livros especiais para o registro do nascimento e óbitos dos filhos de escravas, nascidos desde a data desta lei. Cada omissão sujeitará os párocos à multa de 100$000.

Art. 9.º – O Govêrno em seus regulamentos poderá impor multas até 100$000 e penas de prisão simples até um mês.

Art. 10º – Ficam revogadas as disposições em contrário. Manda, portanto, a tôdas as autoridades a quem o conhecimento e execução da referida lei pertencer, que a cumpram e façam cumprir e guardar tão inteiramente como nela se contém. O Secretário de Estado de Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas a faça imprimir, publicar e correr.

Dada no Palácio do Rio de Janeiro, aos 28 de setembro de 1871, 50.º da Independência e do Império

Princesa Imperial Regente – Teodoro Machado Freire Pereira da Silva.

Gene defeituoso pode ser a causa da enxaqueca, diz estudo


Segundo o estudo, o mau funcionamento de um gene faz com que fatores do ambiente ativem áreas do cérebro que controlam a dor

Pesquisa aponta quais os estímulos que mais frequentemente desencadeiam crises de enxaqueca
Após enxaqueca, britânica acorda falando com sotaque francês
Estudo encontra primeira ligação genética para enxaqueca
Enxaqueca aumenta os riscos de morte por qualquer causa, aponta estudo
Uma pesquisa britânica revelou que um gene defeituoso pode ser a causa das dores de cabeça características da enxaqueca. Os cientistas envolvidos na pesquisa acreditam que a descoberta pode levar a novos tratamentos para a doença.

Segundo o estudo publicado na revista Nature Medicine, o mau funcionamento de um gene conhecido como Tresk faz com que fatores do ambiente ativem áreas do cérebro que controlam a dor, causando a enxaqueca.

A equipe responsável pela pesquisa, formada por especialistas de diferentes países, utilizou amostras de DNA de pessoas que sofrem da doença e de seus familiares.

Segundo o pesquisador da Universidade de Oxford Zameel Cader, que participou do estudo, o gene Tresk estava inativo nos pacientes, o que causava a enxaqueca. "O que nós queremos é encontrar um remédio que ative o gene", disse Cader à BBC.

"Estudos anteriores haviam identificado partes do nosso DNA que aumentam o risco na população em geral, mas eles não haviam encontrado genes que pudessem ser diretamente responsáveis pela enxaqueca", afirmou Cader.

"O que nós descobrimos é que a enxaqueca parece depender do quão estimuláveis são os neurônios em partes específicas do cérebro".

Estima-se que uma em cada cinco pessoas sofra de enxaqueca. Em vários casos, a dor de cabeça vem acompanhada de náusea e de sensibilidade à luz. Em outros, ela é precedida por um distúrbio sensorial conhecido como aura, identificado pela percepção de uma luz ou de um cheiro estranho.

"(A descoberta) abre avenidas para se planejar novas pesquisas que poderão, então, levar a novos tratamentos, mas certamente este será um longo caminho", diz o médico Aarno Palotie, do Wellcome Trust Sanger Institute.

Muito tempo na frente do computador pode provocar Síndrome do Olho Seco


Para quem fica muito no computador, é importante dar intervalos de 10 minutos a cada hora
O tempo seco atrelado ao uso intensivo do computador em ambientes com ar condicionado leva à desidratação da córnea, ocasionando a Síndrome do Olho Seco. Nesta segunda-feira (27), é comemorado o Dia Nacional de Conscientização da Síndrome, que já atinge mais de 18 milhões de pessoas no Brasil, segundo a Associação dos Portadores do Olho Seco (Apos).

“Os sintomas são desconforto na vista, às vezes com sensação de areia nos olhos e até vermelhidão”, explica Pedro Carricondo, oftalmologista do Hospital das Clínicas. Olhos lacrimejando, vista embaçada e sensibilidade à luz também podem aparecer.

O olho seco acontece quando a pessoa não pisca muito (na frente da tela do computador ou da tv) ou quando o tempo está seco (seja naturalmente ou por causa do ar condicionado). Então, o filme lacrimal deixa de ser suficiente para manter o olho lubrificado. O envelhecimento e a poluição são outras causas que contribuem para o aparecimento da doença.

Segundo o oftalmologista, normalmente o olho seco não causa maiores problemas além do desconforto por algumas horas ou dias, mas em casos mais graves é possível afetar a visão permanentemente.

“A falta de lubrificação em longo prazo favorece o aparecimento de infecções, principalmente se a pessoa coça o olho. Além disso, há a perda do epitélio, células cobertas pela lágrima que morrem, o que gera diminuição da visão. Quando o olho está muito seco, a córnea se vasculariza, e nos casos mais graves, ocorre a perda da visão”, conta.

O tratamento é baseado em melhorar as condições que causaram a síndrome, tentando melhorar a umidade do ar e dos olhos, com colírios lubrificantes e com a ingestão de bastante líquido. Quando há inflamação, são usados colírios específicos e em casos raríssimos pode ser necessária uma transfusão de glândula lacrimal. Para quem trabalha no computador, é indicado fazer pausas de 10 a 15 minutos a cada hora.

Ainda de acordo com o especialista, caso os sintomas persistam é aconselhável que o paciente procure um oftalmologista. A Síndrome é a segunda maior causa de atendimento em consultórios.


Do UOL Ciência e Saúde

Médicos "congelam" pacientes para cirurgia cardíaca


O cirurgião John Elefteriades realiza procedimento com indução de hipotermia

Médicos nos Estados Unidos estão usando uma técnica revolucionária que congela os pacientes até um ponto em que eles poderiam ser considerados mortos para depois submetê-los a cirurgias cardíacas complicadas.

A técnica, usada no Hospital New Haven da Universidade de Yale, induz a hipotermia reduzindo a temperatura do corpo do paciente dos 37 graus normais para apenas 18 graus centígrados.

"O corpo está essencialmente em real estado de animação suspensa, sem pulso, sem pressão, sem sinais de atividade cerebral", explica o médico John Elefteriades.

A baixa temperatura do corpo permite que os cirurgiões tenham tempo para realizar a operação reduzindo o risco de danos ao cérebro e outros órgãos e diminuindo a necessidade do uso de anestésicos e máquinas.

Depois da operação, o corpo do paciente é lentamente aquecido e seu coração, estimulado com um desfibrilador.

Recuperação milagrosa
Em medicina, técnicas revolucionárias frequentemente surgem após acidentes. Onze anos atrás, Anna Bagenholme, uma esquiadora de 29 anos caiu por um buraco no gelo na Noruega.

Anna Bagenholme sobreviveu após parada cardíaca de mais de três horas. Seu coração parou de bater por mais de três horas e sua temperatura corporal caiu para 13.7 graus centígrados.

Esta foi a mais longa parada cardíaca da história, e com a temperatura mais fria já registrada.

Bagenholme parecia morta, mas os médicos que a atenderam sabiam que o frio que tinha feito seu coração parar também poderia ter preservado seu cérebro. Eles decidiram então seguir com a ressuscitação e começaram a aquecê-la lentamente.

Após algum tempo, o coração da esquiadora voltou a bater e três semanas mais tarde, ela abriu os olhos pela primeira vez e começou uma recuperação lenta e gradual.

O fato de ela ter sobrevivido sem sequelas alterou o conceito de vida e morte e permitiu que os médicos tentassem manipular esse processo para salvar outros pacientes.

'Técnica fascinante'
Em circunstâncias normais, quando há necessidade de parar o coração para a realização de uma cirurgia, os médicos usam uma máquina coração-pulmão para substituir as funções do órgão durante a operação.

Mas em alguns casos, o uso dessa máquina não é possível e a técnica de hipotermia está se provando uma boa alternativa.

"É a técnica mais fascinante que já vi em medicina e, a cada vez, parece um milagre ela funcionar", diz Elefteriades.

Esmail Dezhbod, de 59 anos, precisava de reparos complicados em veias em torno de seu coração para impedir o rompimento fatal de um aneurisma na aorta.

Em seu caso, as cirurgias tradicionais não podiam ser realizadas sem que houvesse danos cerebrais e o doutor Elefteriades optou pela indução de hipotermia.

Os riscos eram enormes, mas não havia alternativa melhor e a aposta deu certo, com o paciente sendo reanimado com sucesso após a cirurgia.

"Eu tenho dor, não é fácil. Mas sei que o fim será feliz e sei que meu problema foi resolvido", disse Dezhbod.

Departamento de Tributação atende em horário extraordinário

A partir desta segunda-feira, 27, até o dia 30 de setembro, o Departamento de Tributação da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe atende ao público das 7h30 às 17h, inclusive no feriado local do dia 29, quando se comemora os Padroeiros da cidade.

Além do atendimento especial a Prefeitura está oferecendo descontos de 50 por cento sobre juros e multa na dívida ativa dos contribuintes. O prazo será encerrado no dia 30 e não haverá prorrogação.

Papel ecológico e artesanal tem aceitação no exterior


Fabricado em Goiânia, material 100% ecológico e artesanal encontra mercado promissor nos Estados Unidos e em vários países da Europa

Fascinada pelas artes, foi numa oficina de fabricação artesanal, no inicio dos anos 80, que Miriam Pires conheceu o papel ecológico. Tomou a iniciativa de investir no produto e criar sua própria fábrica de papéis, que funcionava informalmente nos fundos de sua casa. Desde então, realiza pesquisas para aprimorar o processo de produção do material, que, além de ser 100% manual, envolve somente matérias-primas naturais, como corantes e fibras vegetais.

No início, Miriam Pires trabalhava basicamente com fibras de bananeira, bagaço de cana e palha de milho para produzir os papéis. Percebeu que era necessário ampliar o negócio e registrar sua empresa, a Miriam Pires Papéis. Como boa empreendedora, realizou várias viagens de pesquisa – em uma delas foi até o Japão – com objetivo de conhecer fibras de outras espécies de plantas. Hoje, além das matérias-primas utilizadas desde o começo, são produzidos papéis com fibra de mamona, papiro, yuca, agave, abacaxi, eucalipto e guariroba.

Atualmente, a empresa é administrada por Maria Helena Pires, irmã de Miriam, que hoje mora na Espanha, visando ao seu aprimoramento contínuo, em um curso de pós-graduação. Hoje, o papel é utilizado para fabricação de convites de casamento, cadernos, agendas e até mesmo artigos de decoração como luminárias, porta-retratos e caixas para embalagens. “Nós criamos a primeira fábrica de papel artesanal de Goiânia e temos muito orgulho disso. Temos como clientes papelarias especializadas em produtos sofisticados, encadernadoras e gráficas, a maioria em São Paulo, mas nossos produtos também são conhecidos nos Estados Unidos e em vários países da Europa”, conta Maria Helena.

Processo de produção

De acordo com a administradora da empresa, por ser um papel artesanal e ecológico, a única etapa do processo de produção que envolve trabalho mecânico é a de separação das fibras para secagem. O restante da cadeia produtiva é todo feito manualmente por oito empregados. “Para garantir a qualidade utilizamos corantes importados, que desbotam menos que os extraídos de plantas da vegetação local”, informa Maria Helena.
A empresa oferece os papéis de bananeira com algodão em cerca de 36 cores diferentes e dez texturas, enquanto as demais fibras são utilizadas em cor natural, sem corantes. Em algumas ocasiões, a empresa chegou a vender quase 10 mil folhas por mês, mas, em geral, essa quantidade é de aproximadamente 5 mil folhas/mês. “Comercializamos as folhas em diversos tamanhos, alguns deles, exclusivos. O valor médio dos produtos mais comuns é de aproximadamente R$ 16”, conclui a administradora da Miriam Pires.
Agência Sebrae

Concurso público


Últimos dias de inscrição para o concurso
da Prefeitura de Taquaritinga do Norte

Estão abertas até a próxima quinta feira (30) as inscrições para o concurso público da Prefeitura de Taquaritinga do Norte que preencherá 75 vagas para os cargos de professor e agentes comunitários de saúde.

Os interessados em participar da seleção deverão realizar suas inscrições via internet através do endereço eletrônico www.asperhs.com.br ou dirigir-se ao posto de inscrição instalado no Centro Comercial Demetrio Paes de Andrade, localizado à Rua Aluízio Silvino, Centro, até o dia 30 de setembro, no horário das 08h às 12h e das 13h30 às 17h.

Os valores das inscrições variam entre R$ 35,00 para os cargos de nível Fundamental, R$ 40,00 para os cargos de nível Médio e R$ 50,00 para os cargos de nível Superior, devendo ser realizado o pagamento até a data do vencimento.

Os salários variam entre 651,00 e R$ 819,00. A prova escrita para todos os cargos será realizada no dia 14 de novembro, com duração de três horas, com início às 9 da manhã

Compesa garante mais água para o distrito de São Domingos

Dr. Edson Souza ao lado de Dr. João Bosco anunciando a grande obra

No último dia 24 de Setembro, no Distrito de São Domingos, o Prefeito do município de Brejo da Madre de Deus, Dr. Edson Sousa, recebeu o secretário de recursos Hídricos, e Presidente da Compesa, Dr. João Bosco para a assinatura da ordem de serviços do PRORED, o programa de ampliação do sistema de abastecimento de água naquele distrito. Esta obra é uma reivindicação antiga dos moradores de São Domingos que sofriam muito com a falta de água mesmo no inverno. Existem bairros inteiros que nunca receberam água tratada e encanada. Está é apenas a primeira etapa do projeto, que vai investir cerca de R$ 13 milhões de reais em todo o município de Brejo da Madre de Deus. Entre as obras a serem executadas estão:
- Conclusão da Barragem do da Barragem do Rego, que passará a abastecer os distritos de Fazenda Nova e Barra do Farias;
- Troca da rede de tubulação da sede e de Fazenda Nova, ampliando sua capacidade de distribuição;
- Construção de uma nova adutora que passa a fornecer água das barragens de Santana I e Santana II exclusivamente para a sede do município. O projeto prevê a universalização do abastecimento.
Com estas obras, o distrito que tem aproximadamente 20 mil habitantes, terá o serviço de abastecimento de água universalizado, acabando de vez com o racionamento.
Segundo informações as obras devem começar imediatamente.

FECOMERCIO realizará pesquisa na Capital das Confecções



Com apoio da CDL Santa Cruz do Capibaribe, a FECOMERCIO-PE irá realizar uma pesquisa na cidade, para sondagem de opinião dos consumidores e empresários e consumidores. O público alvo da pesquisa serão pessoas ligadas a cadeia produtiva e consumidores das confecções produzidas no município. A , pesquisa será desenvolvida nas grandes, médias, pequenas e micro empresas em todos os segmentos.
A sondagem tem como objetivo identificar as principais expectativas dos compradores e empresários da cidade em um dos principais períodos de aquecimento varejista, que acontece com os festejos de final de ano.
A estrutura da pesquisa consistirá em coleta de dados por meio de um questionário. Os resultados serão analisados e com a pesquisa será possível antecipar o comportamento do consumidor e empresários, onde ambos os lados poderão se conhecer melhor a fim de proporcionar uma interação maior entre fornecedor e cliente. A pesquisa deverá está acontecendo na primeira semana de outubro.
Maiores informações – 81-3731-2850

Para maiores informações:
Katyane Michele – Secretária Executiva da CDL
81-3731-2850
Assessoria da CDL Santa Cruz do Capibaribe
Betto Aragão 9984-6855 9134-7131

PESIDENTES PARA 1001 UTILIDADES


O ATOR DA BOMBRIL, CARLOS MORENO, VAI A TV SE APRESENTAR COMO OS COMO PREIDENCIÁVEIS. AFINAL, MAIS UMA PROPAGANDA BEM ENGRAÇADA... FIQUE DE OLHO NA TELINHA!!!

Panfleto da chapa 02 faz sucesso no Moda Center


segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Você Tem Problemas?

Só existe um grupo de pessoas que não tem problemas e elas estão todas mortas. Os problemas são um sinal de vida.
Então, quanto mais problemas uma pessoa tem, mais viva está." (Norman Vincent Peale)Ninguém gosta de enfrentar lutas e aflições. Quando isso acontece, sentimo-nos abatidos, sem ânimo, frustrados e até derrotados. Mas a palavra do Senhor nos estimula: "Tende bom ânimo".
O Senhor enfrentou problemas, mas em tudo foi vitorioso. E quando nos convida a confiar que também venceremos, deixa bem claro que estará ao nosso lado e que nos ajudará alcançar a vitória almejada.
As tempestades sempre chegam em determinados momentos, mas, elas passam. O choro pode nos incomodar durante toda uma noite, mas, o sorriso e alegria se apresentam pela manhã.
Os tropeços podem nos derrubar durante a caminhada, mas, ao levantarmos, retomaremos o caminho de nossas conquistas.
Podemos nos sentir sós diante de algumas situações, mas, com certeza, o Senhor está ali, bem próximo, intercedendo por nós, esperando o momento de dizer:"Parabéns, você conseguiu!"Alguém já disse: "Não há vitórias sem lutas" e sabemos que nossa vida seria bem monótona se nada acontecesse para nos inspirar a buscar a realização de novos sonhos. São os desafios que tornam a nossa vida empolgante. Podemos, assim,praticar a coragem e a ousadia, a fé e a determinação, a alegria de ver um obstáculo ser ultrapassado e a felicidade de ver o sol brilhar depois da tormenta.
Você tem problemas? Glorifique a Deus! Viva a vida!
"Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz.
No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo" (João 16:33)."

O santacruzense realiza uma gigantesca carreata para o candidato da terra Diogo Moraes




A maior carreata já realizada em Santa Cruz do Capibaribe aconteceu no Sábado (25), uma gigantesca festa do santacruzense, reafirmando apoio ao candidato da terra Diogo Moraes, com a presença de grandes lideres políticos da cidade e de toda a região.
As ruas foram coloridas de vermelho e amarelo e, por onde a carreata passava, as pessoas aplaudiam e cantavam entusiasmadas, em grandiosas manifestações de apoio a candidatura, do jovem representante da região, que é reconhecido como candidato do povo para Pernambuco, principalmente, pela juventude, que reconhece e admira Diogo Moraes, por todas as suas conquistas para a região.
No domingo (26), o futuro deputado estadual, visitou São José da Coroa Grande, Cachoeirinha, Santa Cruz do Capibaribe e realizou, às 20 horas, um grande comício, reunindo toda a região, em Pão de Açúcar (Taquaritinga do Norte).

LANÇADA A CHAPA PROGRESSO E DESENVOLVIMENTO DO MODA CENTER

Chapa 01 –
Síndico: José Augusto Maia
1º Sub Sindico: George Luis Aragão Monteiro
2º Sub Sindico: Celso Lopes de Andrade
1º Tesoureiro: Paulo Fernando Lopes da Silva
2º Tesoureiro: Adriano José da Silva
1ª Secretária: Inácia Marinho Alves de Andrade
2º Secretário: Alex Fabiano Gomes Gaudêncio

Conselho Fiscal
Conselheiro: Maria Inacineide de Melo Silva
Conselheiro: Luiz Inácio da Silva
Conselheiro: Leonides Manoel de Souza
Suplente: José de Oliveira Ramos
Suplente: Lenildo José dos Reis Silva
Suplente: Jurandir Moraes da Silva

Conselho Consultivo
Conselheiro: Ernesto Lázaro Maia
Conselheiro: Benjamin Barbosa Xavier
Conselheiro: Adelmo José do Nascimento
Conselheiro: Luiz Marcolino Feitosa
Conselheiro: José Teotonio Sobrinho
Conselheiro: Guaraci Baldi
Suplente: José Ferreira do Nascimento Filho
Suplente: Adelma Maria Vieira do Lago
Suplente: Eliaquin Alexandre de Moura
Suplente: Ana Maria Oliveira de Souza
Suplente: José Eliel Monteiro da Silva
Suplente: Marta Maria do Nascimento

NOTA
Liderada por José Augusto Maia, a Chapa 01, composta por pessoas que representam todas as áreas da nossa economia, é a única autorizada pela Comissão Eleitoral, até o momento, segundo Edital de Divulgação de Resultado de Registro de Chapas, publicado no dia 22 de Setembro, a participar das eleições do Moda Center, no próximo dia 08 de Outubro.

ÔÔÔÔ Preconceito....





Em um avião, o piloto informa: - Senhoras e senhores, o avião está perdendo a altitude e toda bagagem deverá ser atirada fora!

Apesar de mais coisas serem lançadas fora, o avião continuou perdendo altitude.

- Estamos ainda perdendo altitude!

Teremos que atirar fora algumas pessoas!

Avisa o piloto!

- Há, neste momento, um grande rebuliço entre os passageiros.

E continua o piloto:

- Para fazer isso, de forma imparcial, os passageiros serão jogados para fora por ordem alfabética.

- Assim, começamos pela letra 'A'. Há algum 'Afro' a bordo?

Ninguém se move!

- 'B'... Algum 'Black' a bordo? Nada!

- 'C'... Algum 'Crioulo' a bordo? Continuou e... Nada!

- 'D'... Alguém 'De cor?' De novo ninguém se mexeu!

- 'E'... Algum mais 'Escurinho'? Nada!

- Nisto, um pequeno menino negro pergunta ao pai:

- Pai, afinal o que nós somos???

- ZULUS, meu filho! Somos ZULUS!

Artista recifense José Patrício lança livro “Cogitações sobre o Número” em encerramento de exposição




FORTALEZA, – O Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – fone: (85) 3464.3108) lançará o livro “José Patrício: Cogitações sobre o Número”, na próxima quarta-feira, 29 de Setembro, às 19 horas, com entrada franca. Segundo José Patrício, a publicação é um livro de “meio de carreira”, que se propõe a fazer um balanço sobre a sua obra pelo curador e crítico de arte Paulo Herkenhoff.
O lançamento do livro acontece um dia antes do encerramento da exposição “José Patrício: o Número”, em cartaz no CCBNB-Fortaleza desde o dia 10 de agosto até o próximo dia 30 (quinta-feira). O conteúdo do livro pode ser encontrado no seguinte link na Internet: http://www.4shared.com/document/x-DHz0Ka/Jos_Patrcio_Cogitaes_Sobre_o_N.html .
O livro apresenta também um conjunto de observações do artista pernambucano José Patrício sobre o desenvolvimento do seu trabalho, extraído de conversa com Paulo Herkenhoff, realizada em junho deste ano, no curso da preparação da exposição e do livro para o Centro Cultural Banco do Nordeste. O artista e o curador participarão, no CCBNB-Fortaleza, de uma troca de ideias com o público na data do lançamento do livro (quarta, 29, às 19h).
Na obra, José Patrício oferece um exemplo interessante das respostas insólitas em que se manifesta a inclinação construtiva na arte do Brasil. Ele começou com composições geométricas de diferentes elementos seriados.
Sua pesquisa com objetos obtidos da realidade levou-o às peças de dominó. Esse jogo tornou-se um material com muitas possibilidades que ele tem explorado há tempos em suas instalações. As instalações de Patrício com os dominós têm um aspecto formal e construtivo e outro conceitual.
O artista cria bonitas e sugestivas composições, às vezes com efeitos óticos, valendo-se das configurações que são estabelecidas pelos pontos nas pedras, pelas diferentes cores e materiais das mesmas, e pela estrutura serial.
Os procedimentos para a construção da obra são regidos por uma lógica aritmética determinista, por uma ordem expressa, cujo resultado final depende da aventura representada pela intervenção do acaso, sendo definido no momento mesmo da montagem das peças com suas variáveis numéricas e cromáticas.
A edição do livro é bilíngue (português e inglês), com reprodução fotográfica de 142 obras, com texto de Paulo Herkenhoff, projeto gráfico da Zot Design, produção da Imago Escritório de Arte e edição da Editora Cobogó.
Características do livro: 260 páginas, formato aberto 540 x 250mm, formato fechado 270 x 250mm, capa dura, impressão quatro cores, papel fosco 150g/m2, impresso na gráfica Santa Marta da Paraíba.

José Patrício – trajetória artística
José Patrício nasceu no Recife em 1960. Formou-se em Ciências Sociais na Universidade Federal de Pernambuco em 1982. Estudou na Escolinha de Arte do Recife de 1976 a 1980. Vive e trabalha no Recife.
A primeira exposição coletiva foi em 1976, no IV Salão dos Novos no Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco. Em 1982, recebeu o Prêmio Aquisitivo e Prêmio Artista Pernambucano Mais Promissor no 38o Salão de Artes Plásticas de Pernambuco, no Museu do Estado de Pernambuco. Em 1983, fez sua primeira exposição individual na Oficina Guaianases de Gravura, em Olinda.
Nesses mais de trinta anos de trabalho vem participando de exposições individuais e coletivas em instituições no Brasil e no exterior. Entre as mostras individuais estão a do Museu de Arte Moderna da Bahia em Salvador, do Paço das Artes em São Paulo, do Paço Imperial no Rio de Janeiro, do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães no Recife, do Pharos Centre for Contemporary Art, em Nicósia, no Chipre, do Projeto Octógono Arte Contemporânea na Pinacoteca do Estado de São Paulo, da Abbaye de Sylvacane, em Aix-en-Provence, na França.
Entre as mostras coletivas estão a 22ª Bienal Internacional de São Paulo, em 1994, o Panorama da Arte Brasileira - Museo de Arte del Banco de la República de Bogotá, na Colômbia; Arte pela Amazônia, na Fundação Bienal de São Paulo, Brasil Arte Contemporânea, na ARCO 2008 em Madrid, LO[S] CINÉTICO[S], no Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia, em Madri, Novas aquisições 2006/2007 na Coleção Gilberto Chateaubriand, no MAM Rio de Janeiro, Abrigo Poético – Diálogos com Lygia Clark, no MAC Niterói, e Contemporary Brazilian Art, no Espasso Design Gallery, em Nova York.
As obras de José Patrício integram as seguintes coleções de arte: Fondation Cartier pour L’Art Contemporain, em Paris, Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, no Recife, Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco, em Olinda, Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, Fundação Joaquim Nabuco, no Recife, Fundação Nacional de Arte – Funarte, no Rio de Janeiro, Museu do Estado de Pernambuco, no Recife, Museu de Arte Assis Chateaubriand, em Campina Grande, Museu de Arte Moderna da Bahia, em Salvador, Banco Itaú S.A., Coleção Marcantonio Villaça, Coleção Gilberto Chateaubriand / Museu de Arte Moderna no Rio de Janeiro, Coleção João Sattamini / Museu de Arte Contemporânea de Niterói no RJ.

DILMA SE ARRISCA EM DIZER QUE NEM CRISTO TIRA SUA VITÓRIA, ESQUECENDO DO "TITANIC"



Após a inauguração de um comité em Minas, Dilma é entrevistada por um jornalista local.


veja só:

- como a senhora vê o crescimento da sua candidatura nas pesquisas?

- O povo brasileiro sabe escolher, é a continuidade do governo Lula, e após as eleições nós vamos dessarmar o palanque e estender os braços aos nossos adversários, o candidato Serra está convidado a participar do meu governo, porque nesta eleição nem mesmo cristo querendo, me tira essa vitória, as pesquisas comprovam o que eu estou dizendo, vou ganhar no primeiro turno.

Parece que está caindo a imagem de boa moça e aparecendo quem realmente é a Dilma Roussef. "O Povo Brasileiro estará cometendo um grande erro elegendo Dilma presidente e vão sofrer." Ciro Poucos minutos após a entrevista, já tinha caido na internet, twitter.... e ela disse ter sido mal interpretada e que a frase não foi essa, porém alguns mineiros já repudiam a candidata e o quadro eleitoral começa a dar uma reviravolta, em Minas a petista estava a frente de José Serra e agora Serra já ultrapassou com uma vantagem de 5 pontos, tanto que Aécio Neves já está aparecendo na TV pedindo aos mineiros o apoio unanime a Serra.

IMPORTANTE: A Dilma já está até sentando na cadeira presidencial, dá pra acreditar?

DILMA, a favor do Aborto e Acima de Jesus Cristo, nem lembrou do que aconteceu com o navio Titanic, quando seu inventor disse que "nem Deus o afundaria". Deus queira, que o barquinho da presidenciável não possa vir a pique. Até mesmo o Papa no vaticano, já se manifestou contra essa frase pecaminosa.


-- Ximenes

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Aniversário da Desafio’s rende Votos de Aplausos da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe

Vereador Fernando Aragão e o diretor da Desafio's Marcos Dantas
A Revista Desafio’s, em nome de seu diretor, foi contemplada com Votos de Aplausos concedidos pela Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe-PE, por meio do Presidente, o Vereador Fernando Aragão, que enviou para a redação da Revista o citado documento descrito abaixo, Pelo qual o Diretor Marcos valério Dantas e a toda a sua equipe, cordialmente agradece.

REQUERIMENTO Nº 235/2010

“VOTOS DE APLAUSOS”

"Requeiro à Mesa, depois de ouvido o Plenário, cumpridas as formalidades legais contidas no Regimento Interno desta Casa, que seja inserido na ata de nossos trabalhos “VOTOS DE APLAUSOS” a Revista Desafio’s, pela brilhante comemoração das festividades do 8º aniversário de circulação em nossa cidade, realizada no dia 17 de setembro de 2010".
Parabéns!
JUSTIFICATIVA ORAL:

Sala da Sessões, 20 de setembro de 2010.

José Fernando Arruda Aragão
-Vereador Autor-

DIOGO MORAES


Banda Novo Século 110 anos de história contadas em livro


Ex-músico da Banda Novo Século, Alencar Lopes, realiza um sonho e consegue transformar em livro a história da entidade que completa 110 anos no proxímo dia 4 de outubro. O livro conta esta bela história de amor com a Banda, Fatos importantes, depoimentos, biografias, galeria de presidentes, muitas fotos e curiosidades que marcaram a trajetória de uma das mais antigas bandas musicais do interior do Brasil e relatos de músicos e ex-músicos que assim como Alencar preservam um amor imenso pela Sociedade Músical Novo Século. A diagramação ficou a cargo de Joseilson Chagas, o mesmo que diagramou o livro do Ypiranga de autoria de Marcondes Moreno. Em breve será lançado mais um trabalho literário genuinamente, santa-cruzense.

Cura de leucemia em menino com 'poucas semanas de vida' intriga médicos





Jordan Harden, de 3 anos, com a mãe; a família planejava a última viagem com o garoto quando os exames mostraram que a doença havia sumido
Família planejava a última viagem com Jordan Harden, de 3 anos, quando exame revelou que a doença desaparecera completamente.
Após lutar contra a leucemia ao longo de dois dos seus três anos de vida, Jordan Harden não parecia mais responder ao tratamento. Os médicos então jogaram a toalha e lhe deram algumas semanas de vida.
Moradores de Wishaw, no sul da Escócia, os pais do garoto, Gary e Claire, resolveram levá-lo à Disney em Paris, para que Jordan aproveitasse os seus últimos dias. Pouco antes de partirem, porém, receberam uma ligação do hospital e ouviram uma notícia que os deixou entre eufóricos e perplexos: o último exame do garoto revelava que a doença havia desaparecido completamente.
Hoje, 18 meses depois, Jordan frequenta a escola e leva uma vida normal, como a de qualquer outro garoto saudável de 5 anos de idade.
A história, narrada no último domingo pelo jornal britânico Daily Mail, intrigou médicos e jogou luz sobre os misteriosos motivos que podem fazer com que um câncer desapareça a partir da reação do sistema imunológico do próprio doente.
Regressão espontânea
Em entrevista à BBC Brasil, Jacques Tabacof, diretor do Centro Paulista de Oncologia, diz que casos como o do garoto escocês são extremamente raros, principalmente se levado em conta o tipo de câncer que o acometia. Jordan tinha leucemia linfoide aguda, câncer caracterizado pela produção maligna de linfócitos (glóbulos brancos) na medula óssea.
No entanto, Tabacof diz que em outros tipos da doença, como os linfomas (cânceres do sistema linfático) de evolução mais lenta, pode haver regressão espontânea dos tumores em até 20% dos casos.
"Como esses tumores geralmente ocorrem em pessoas mais velhas, que muitas vezes já têm outras doenças, podemos não recomendar a quimioterapia imediatamente. Vamos então monitorando o paciente, já que o tumor pode regredir."
Mas Tabacof também já acompanhou casos mais surpreendentes de regressão espontânea, como o de uma paciente que sofria de um linfoma de pele. A doença, conta o médico, provocava coceiras tão intensas que ela pensava em se matar.
"Ela passou por muitos tratamentos, sem resultados consistentes. Até que teve uma melhora que não podia ser atribuída a nenhum tratamento e acabou se curando."
Imunoterapia
"Ninguém sabe bem por que e como esses casos ocorrem", diz à BBC Brasil Caetano Reis e Sousa, pesquisador do centro de estudos britânico Cancer Research UK. No entanto, diz ele, histórias como a de Jordan indicam que existe a possibilidade de criar tratamentos contra o câncer estimulando reações imunológicas nos doentes.
A imunoterapia, como foi batizada a técnica que segue essa premissa, é um dos campos de pesquisa de Reis e Sousa. Ele conta que um método atualmente em fase de testes consiste em gerar infecções intencionais para acionar a defesa natural do corpo.
Por meio dessa técnica, bactérias são conectadas a células cancerosas do paciente em laboratório, no intuito de sinalizá-las como inimigas para o sistema imunológico.
Normalmente, nossa autodefesa detecta e destrói células anormais. O câncer surge quando essas células, por serem bastante semelhantes às normais, passam despercebidas pelo sistema.
Espera-se que em breve os testes ocorram em pessoas.
Anticorpos de laboratório
Enquanto isso, segundo Tabacof, já há um método de imunoterapia adotado em larga escala mundialmente – inclusive no Brasil.
Ele consiste em aplicar no paciente anticorpos fabricados em laboratório e costuma ser usado paralelamente a outros métodos, como a quimioterapia. O médico diz que a modalidade apresenta bons resultados principalmente contra linfomas e cânceres de mama, intestino e pulmão.
Em comparação com a radio e a quimioterapia, o método provoca efeitos colaterais menos intensos e combate a doença de maneira mais específica.
Enquanto os pesquisadores tentam desvendar os mecanismos por trás de regressões espontâneas como a do garoto Jordan, a imunoterapia vai ganhando espaço e desponta como uma das frentes mais promissoras nos estudos sobre a cura do câncer.
João Fellet

Torcida no Açougue


Num açougue de Nova Iguaçu, numa bela manhã de domingo, chega de repente uma exuberante Ferrari vermelha e dela sai um torcedor do VASCO que chega para o açougueiro e pergunta:

- O Sr. tem picanha? - Tenho sim - respondeu o açougueiro.

- Corte para mim vinte peças

- diz o torcedor do VASCO.

Ele paga com cartão Platinum e vai embora .

Passados 10 minutos, chega uma BMW e dela sai um BOTAFOGUENSE, chega para o açougueiro e pergunta:

- O Sr. tem alcatra?

- Tenho sim - respondeu o açougueiro sorridente pela última venda.

- Corte 70 quilos

- pede o BOTAFOGUENSE e sai pagando com notas de 100 dólares.

Nesta hora, muito feliz pelas vendas, o açougueiro recebe um tricolor em uma Mercedes que diz:

- O Sr. tem filé mignon?

- Tenho sim - respondeu o contente açougueiro.

- Preciso de 50 quilos, por favor

- diz o torcedor do FLUMINENSE, que paga a mercadoria com notas de 100 reais, saindo logo após. De repente, chega um Corcel II, bem velho e todo enferrujado, com um adesivo

'A INVEJA É UMA MERDA' numa lateral, outro no pára-brisa 'VEÍCULO RASTREADO POR VIZINHOS FOFOQUEIROS' e por último, pregado no vidro traseiro inteiro, 'É DEUS NO CÉU E NÓIS NO CORCEL' de onde sai 5 malucos com a camiseta e gorrinho do FLAMENGO, um diz para o açougueiro:

- E aí, Tio, cê tem asa?

- Tenho sim - respondeu o açougueiro.

- Então voa, véio: é um assalto!!!

O povo aclama Diogo Moraes como candidato da região


Diogo Moraes, candidato a deputado estadual, fez caminhada, ontem, nas cidades de São Joaquim do Monte, Barra de Guabiraba e Brejo da Madre de Deus (comunidade Cavalo Russo), acompanhado pelas lideranças locais.
Por onde passou Diogo foi recebido com entusiasmo e manifestações de apoio a sua candidatura, principalmente, pela juventude, que reconhece e admira o jovem candidato como o seu representante no estado.
Por onde passou o candidato foi festejado, as pessoas se aglomeravam para ver, ouvir, falar e fotografar com Diogo. Em todos os municípios, o povo aclamou Diogo Moraes como o candidato da região, acompanhando a comitiva e enchendo as ruas de alegria, ovacionando o futuro deputado estadual, que é reconhecido como candidato do povo para Pernambuco.
Na comunidade Cavalo Russo, Brejo da Madre de Deus, a multidão se aglomerou para ver e ouvir Diogo Moraes, num comício relâmpago, embalando ritmo “É 40100”, em grandiosas demonstrações de carinho pelo candidato.

Agenda

Sexta, 24.09 – porta-a-porta nos bairros São José e Santa Tereza (Stª C. Cap.)
20h – Comício em Taquaritinga do Norte

Sábado, 25.09 – 19h grande carreata em Santa Cruz do Capibaribe

Domingo, 26.09 – 20h comício em Pão de Açúcar (Taq. Do Norte)

Pressão de planos de saúde inviabiliza exercício da medicina, mostra pesquisa


Pesquisa realizada pelo Datafolha a pedido da Associação Paulista de Medicina (APM) e divulgada nesta quinta-feira (23) mostra que planos de saúde ameaçam o exercício da medicina. Ataques à autonomia dos médicos, interferência descabida na relação com os pacientes, pressões para redução de internações, de exames e outros procedimentos são problemas detectados em todo o Estado de São Paulo, segundo o levantamento.
Tipo de interferência dos planos e seguros, segundo os médicos (Fonte: Datafolha/AFP)
Contestar procedimentos ou medidas terapêuticas
79%
Número de exames ou procedimentos
77%
Atos diagnósticos e terapêuticos mediante designação de auditores
71%
Restrições a doenças pré-existentes
71%
Tempo de internação a pacientes
56%
Prescrição de medicamentos de alto custo
47%
Período de internação pré-operatório
46%
Em uma escala de zero a dez, o médico paulista atribui nota 4,7 para os planos ou seguros saúde no Brasil. Considerando apenas as empresas com as quais tem ou tiveram algum relacionamento nos últimos cinco anos, a avaliação é similar: nota média de 5,1 em escala de zero a dez.
Mais de 90% dos médicos denunciam interferência dos planos de saúde em sua autonomia profissional. Em uma escala de zero a dez, é atribuída nota 6,0 para o grau de interferência dos planos de saúde. Nota maior é dada pelos médicos que atuam na capital.
Para cerca de três em cada dez médicos, recusar determinado procedimento ou medida terapêutica é o tipo de interferência que mais afeta a autonomia médica. Outros tipos de interferência apontados se referem a solicitação de exames e procedimentos, atos diagnósticos ou terapêuticos mediante a designação de auditores e restrições a doenças preexistentes.
Foram entrevistados médicos cadastrados no Conselho Federal de Medicina (CFM) que atendem planos ou seguros de saúde particulares e trabalharam com, no mínimo, três planos ou seguros saúde nos últimos cino anos.
A pesquisa ocorreu entre os dias 23 de junho e 18 de agosto. Houve 403 entrevistas, sendo 200 na capital e 203 no interior ou outras cidades da região metropolitana. A margem de erro máxima, para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%, é de 5 pontos percentuais para o total da amostra e 7 pontos percentuais para capital e interior.
A Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), entidade representante das operadoras, divulgou nota no fim da tarde para esclarecer que "suas afiliadas não fazem qualquer restrição ao acesso a serviços - como internações e exames – desde que estejam previstos nas coberturas contratuais dos planos e nas diretrizes determinadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). No ano passado, por exemplo, foram autorizadas 62 milhões de consultas, 146 milhões de exames em todo o país".
O comunicado também diz que as operadoras consideram que o médico é soberano no diagnóstico e tratamento dos pacientes, e que a observância de critérios é fundamental para garantir o bom funcionamento do sistema e a assistência efetiva aos beneficiários.
Veja alguns resultados da Pesquisa Datafolha/APM
Pior plano de saúde
Há um empate entre os piores planos do Estado. Medial, Intermédica, Amil e Cassi são os mais citados
Piores honorários
Medial e Intermédica dividem o primeiro lugar como os planos que pagam os piores honorários médicos
Procedimentos burocráticos
Quando o assunto é burocracia há pulverização dos resultados. Oito planos dividem a primeira colocação como o mais burocrático. Três em cada dez médicos paulistas percebem que todos os planos ou seguro saúde são burocráticos
Interferência na autonomia
Cerca de nove em cada dez médicos declaram que há interferência dos planos ou seguros saúde que trabalham ou trabalharam, na autonomia técnica do médico. 52% afirmam que esta prática é comum a todos/maioria dos planos
Maior interferência em tempo de internação
Na opinião dos médicos, Amil, Sul América, Cassi, Medial e Bradesco são os planos que mais interferem no tempo de internação
Interferência no período de internação pré-operatório
A opinião dos médicos da capital e interior difere quanto ao plano que mais interfere no período de internação pré-operatório. E, 31% acham que todos os planos interferem na mesma intensidade
Glosas (contestações) e medidas terapêuticas
Amil, Sul América e Medial são os planos que mais glosam (contestam) procedimento e medidas terapêuticas, segundo a pesquisa
Interferência número de exames e procedimentos
Amil, Medial, Intermédica e Sul América destacam-se como os que mais interferem no número de exames e procedimentos
Interferência em atos diagnósticos e terapêuticos mediante designação de auditores
Os mais citados são Amil, Medial e Sul América
Da Redação

Curso de Técnicas de Vendas é promovido na CDL Santa Cruz do Capibaribe

Com o associativismo cada vez mais latente na contemporaneidade, as associações têm promovido muitos cursos que elevem de forma significante o trabalho dos colaboradores em geral. As empresas precisam está aptas a toda e qualquer tipo de concorrência. A CDL Santa Cruz do Capibaribe visando esse conceito tem buscado atender as expectativas dos seus associados com cursos, palestras e treinamentos.
Mensalmente, são realizados cursos para que os colaboradores façam parte da linha diferencial da empresa. Atualmente, a entidade está realizando o curso de Técnicas de Vendas, onde atende aos que fazem a linha de frente das empresas: os vendedores. O curso está sendo realizado em parceria com o SENAI e ministrado pela instrutora Paula Gisele.
Veja o conteúdo que está sendo abordado no curo:
· Novos conceitos de vendas
· Perfil e habilidades do vendedor
· Fazendo a venda adicional
· Estratégias de vendas
· Comunicação e motivação em vendas
· Plano de vendas
· Qualidade no atendimento ao público
· Garantia de pós-venda
· SMS – Saúde, Meio ambiente e segurança aplicados a área.

Serviço
Data: 20 á 24 de Setembro de 2010 Horário: 19:00 as 22:00
Local: Auditório da CDL Investimento: R$ 60,00

Para maiores informações:
Katyane Michele – Secretária Executiva da CDL
Assessoria da CDL Santa Cruz do Capibaribe
Betto Aragão

71% das empresas adotam gestão ambiental, afirma Confederação Nacional da Indústria


Esse porcentual diminui para 61% entre as pequenas empresas e sobe para 94,9% entre as grandes
Procedimentos relacionados à gestão ambiental, como economia de energia elétrica e reutilização da água, são adotados por 71% das empresas, segundo levantamento realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Esse porcentual diminui para 61% entre as pequenas empresas e sobe para 94,9% entre as grandes. Entre aquelas que declararam adotar esses procedimentos, 87,5% afirmaram contar com um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) - que compreende processos com certificação internacional. Dentre os programas adotados dentro do SGA, destacam-se a redução na geração de resíduos (80,1% das empresas que possuem SGA), o uso eficiente de energia (69,5%), a redução no consumo de água (58,3%), o uso de resíduos como matéria-prima ou insumo (45,9%) e a reutilização de água (43,6%). Por outro lado, foi constada a baixa adesão de práticas capazes de proteger a fauna e a flora. A proteção de áreas ambientais sensíveis teve adesão de apenas 36%, enquanto investimentos na produção da biodiversidade abrangeram 6,9%. O levantamento indica que os principais fatores para a adoção desses procedimentos foram preocupação com a marca da empresa e as exigências legais. Segundo a pesquisa, os principais pontos foram imagem e reputação (assinalado por 78,6%), exigências do licenciamento ambiental (77,7%), regulamentos ambientais (66,6%) e política interna das empresas (65,8%). "Esse fato demonstra que há uma clara preocupação das empresas quanto ao que consumidores, acionistas, mídia e concorrentes percebem da empresa com relação às questões ambientais", afirma o relatório da CNI. Investimentos A pesquisa mostra que 88% das empresas tinham planos de investir em preservação ambiental em 2010, um aumento de 2,1 pontos porcentuais em relação a 2009. Na opinião das empresas entrevistadas, esses investimentos deveriam ser impulsionados por meio de incentivos fiscais, acesso a crédito de fundos ambientais e pelo pagamento por programas de conservação.
A sondagem da CNI foi feita com 1.227 empresas (677 pequenas, 367 médias e 183 grandes), entre os dias 5 e 19 de abril.

Da Agência Estado