sexta-feira, 30 de abril de 2010

São Paulo lança maratona para formalizar empreendedores individuais

A Prefeitura de São Paulo lançou nesta quinta-feira (29) a 1ª Maratona do Empreendedor Individual, com o objetivo de formalizar mais de mil pessoas durante todo o mês de maio. O lançamento foi feito pelo prefeito Gilberto Kassab e o superintendente do Sebrae-SP, Ricardo Tortorella.
"É uma campanha importantíssima da prefeitura que será realizada na cidade de São Paulo e oferece oportunidade para aqueles que trabalham na informalidade ou na clandestinidade de se formalizarem e se tornarem microempreendedores", disse Kassab.
Durante a maratona, a prefeitura irá orientar mais de 10 mil pessoas que trabalham por conta própria sobre as vantagens da nova legislação. O público alvo são cabeleireiros, costureiras, eletricistas, encanadores, pedreiros, vendedores de produtos de cosméticos, entre outros profissionais.
Para colocar a ideia em prática, a prefeitura irá utilizar os agentes de crédito do programa São Paulo Confia. O Sebrae-SP capacitou os 85 agentes de crédito, das 18 agências do programa, sobre a legislação e as vantagens de ser um empreendedor individual.
A partir da próxima semana, os agentes irão percorrer diversas regiões da cidade - em especial na periferia - em uma grande campanha de esclarecimento e orientação. Para o consultor do Sebrae-SP, Julio Durante, os agente terão condições de disseminar o trabalho que a entidade vem desenvolvendo em prol do empreendedor individual. Ricardo Tortorella comprometeu-se a presentear os três melhores agentes com o curso do Empretec, um dos cursos mais procurados no Sebrae.
Na cidade de São Paulo, já se formalizaram 12 mil pessoas. Em todo o Estado, este número chega a 50 mil. A cerimônia foi realizada na sede da Prefeitura, região central, e faz parte das comemorações do Dia do Trabalho. O evento é encabeçado pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho e do Microempreendedor Individual.
Entre as vantagens da formalização, está a oportunidade de fazer empréstimos bancários como pessoa jurídica, a participação em licitações e concorrências públicas, benefícios da Previdência Social, entre outros.
Da Agência Sebrae de Notícias

20 dicas para você vencer o medo de montar um negócio de sucesso


Atire a primeira pedra quem nunca teve vontade de montar um negócio. Seja numa situação de desemprego, seja pela vontade de ganhar autonomia, todo mundo já foi cutucado pelo desejo de se tornar o próprio patrão. Mas a grande questão é: quantos desistem de colocar o seu sonho em prática? A maioria dos "aspirantes" a empresários, com certeza, joga a toalha antes mesmo de dar o primeiro passo. A razão está no medo. As pessoas têm pavor de apostar seu capital na montagem de um negócio e acabar perdendo investimentos que muitas vezes demoraram anos para serem acumulados. Marcos Hashimoto, coordenador do Centro de Empreendedorismo do Insper, diz que o Brasil tem muitas oportunidades, mas os empreendedores não estão bem preparados para aproveitá-las. E acabam sucumbindo. Um exemplo é que cerca de 27% das micro e pequenas empresas paulistas fecham as portas no primeiro ano de existência. Além dos ventos muitas vezes desfavoráveis que afetam a economia brasileira, a razão para o fracasso está na falta de planejamento. Com os pés no chão, a chance de vencer a insegurança e ser bem-sucedido aumenta muito. Os que alcançam o sucesso são aqueles que corretamente identificam as oportunidades e tiram bom proveito delas. E que não se intimidam. "Acima de tudo, é importante ter perseverança, determinação e não se deixar levar pelas circunstâncias agressivas, que muitas vezes ameaçam a construção de um negócio. É fundamental levantar-se rapidamente das quedas", afirma Hashimoto.
Apesar de todos os empecilhos, o número de pessoas que se aventuram em busca de seus ideais é grande no Brasil. Não é à toa que o país está sempre em lugar de destaque quando se fala em empreendedorismo. Paulo Veras, ex-diretor geral do Instituto Endeavor, diz que o perfil do brasileiro é marcado por ousadia. "O brasileiro se sente mais confortável em lidar com o risco do que outros povos". O medo que envolve montar um negócio estará sempre presente. Ele é até saudável, desde que não imobilize. O livro Como Fazer uma Empresa Dar Certo em um País Incerto, editado pelo Instituto Endeavor, descreve a importância do medo: "(...) O medo de não dar certo é absolutamente essencial, pois serve para que o empreendedor conheça seus limites e calcule o tamanho de seus riscos". Se você se inclui no universo de candidatos a empreendedores que têm vontade de montar um negócio, mas estão tomados pelo medo dos riscos e incertezas, juntamos 20 dicas (que podem ser lidas nas próximas páginas desta reportagem), dadas por especialistas em empreendedorismo, para ajudá-lo a criar coragem para ir em frente e construir uma história de sucesso. Dê seu
primeiro passo e boa sorte!

Por Júlia Zullig

Mistura do etanol à gasolina volta para 25%

A partir da zero hora deste domingo (02/05), o percentual obrigatório de adição de etanol anidro combustível à gasolina retornará para 25%.
A medida foi publicada na Portaria Nº 7, de 11 de janeiro de 2010, assinada pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em decorrência de decisão do Conselho Interministerial do Açúcar e do Álcool (CIMA), conforme Resolução Nº 1, que vigorou durante 90 dias.
“A redução temporária na mistura teve por objetivo regularizar o abastecimento e amenizar o aumento de preços, causado, em grande parte, pelos problemas climáticos na safra passada”, explica o secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Manoel Bertone.
Segundo ele, a redução de cinco pontos percentuais na mistura resultou em oferta adicional de etanol hidratado de 100 milhões de litros por mês. A expectativa do secretário é que este ano a produção seja suficiente para abastecer o mercado interno.
Conforme os números divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), do total de cana-de-açúcar que será esmagada este ano, aproximadamente 54,6% (362,8 milhões de toneladas) destinam-se à produção de 28,5 milhões de litros de etanol. Desse número, 20,14 bilhões de litros são do tipo hidratado e 8,4 bilhões de anidro. “Esperamos que esse volume atenda a demanda por etanol”, ressalta Bertone.
Por ser um combustível renovável, o uso de etanol adicionado à gasolina melhora a qualidade do ar, especialmente nos grandes centos urbanos, além de contribuir para a redução da emissão dos gases de efeito estufa em até 90%.
Globo Rural Online

Feto de 22 semanas sobrevive 24 horas após aborto na Itália

Os médicos de um hospital de Rossano Calabro, uma cidade no sul da Itália, foram acusados de não prestar socorro a um feto que sobreviveu por mais de 24 horas depois de ter sido abortado por uma paciente.
O caso teve grande repercussão na Itália, onde grupos católicos reivindicam mudanças na lei que legaliza o aborto.
A interrupção da primeira gravidez de uma mulher, cujo nome foi mantido sob sigilo, aconteceu no hospital Nicola Giannatasio, na noite de 24 de abril. Segundo informações do próprio hospital, a paciente decidiu abortar após ver o resultado da última ecografia, que teria indicado má-formação feto.
No dia seguinte, um domingo, o sacerdote do hospital, dom Antonio Martello, foi avisado por um funcionário de que o feto ainda apresentava sinais de vida.
O feto então foi transferido para a unidade de tratamento intensivo neo-natal de outro hospital, na cidade próxima de Cosenza, mas acabou morrendo na madrugada de domingo para segunda-feira.
A Procuradoria da República de Rossano Calabro abriu um inquérito por "homicídio voluntário" para apurar se houve violação da lei por abandono terapêutico do feto no hospital de Rossano Calabro. De acordo com as autoridades judiciárias, a morte deveria ter sido confirmada após a interrupção da gravidez.
"A hipótese investigativa é de homicídio voluntário, porque não podemos excluir que houve dolo ou indiferença em relação à possibilidade de sobrevivência, com omissão de terapia de recuperação", afirmou o procurador Leonardo De Castris.
Negligência
Segundo a Cúria da cidade, os médicos foram negligentes e omitiram socorro ao feto que ainda estava vivo.
"Houve uma arbitrária superficialidade de médicos e autoridades hospitalares ao omitirem qualquer tipo de tratamento e reanimação da criança que, apesar disso, sobreviveu autonomamente", diz um comunicado da Cúria .
A lei italiana autoriza o aborto nas primeiras 22 semanas nos casos em que a gravidez representa risco à saúde psicológica e física da mãe e quando há diagnóstico de má-formação do feto.
Depois desse período, a gravidez só pode ser interrompida, se a vida da mãe correr perigo ou se houver grave má-formação do feto. As normas também garantem terapia de apoio à respiração, mas apenas aos fetos nascidos a partir de 23 semanas, quando a chance de sobrevivência è maior.
Revisão
O caso provocou discussão na Itália, onde grupos católicos com o apoio da Igreja pedem a revisão da lei de 1978 que autoriza o aborto.
"O médico não deve olhar a data, mas o feto. Se após um aborto ele permanece vivo, é obrigatório fazer com que continue vivendo. Uma pessoa, que já esta fora do útero da mãe, demonstra vitalidade, deve ser socorrida", disse Monsenhor Elio Sgreccia, presidente emérito da Pontifica Academia para a Vida, ao comentar o caso.
Um das mudanças que os grupos católicos reivindicam é a antecipação do que se considera o período de sobrevivência do feto.
Segundo o jornal oficial da Santa Sé, o Osservatore Romano, há possibilidade de sobrevivência mesmo antes de 22 semanas de gestação, mas a lei não prevê assistência ao feto nesses casos.
"A lei italiana proíbe o aborto quando existe uma possibilidade do feto sobreviver, isto é, depois de 22 semanas de gestação. Mas se ele nascer antes, não quer dizer que nascerá morto, ao contrário, sente dor (a partir da 20ª semana) e faz pequenos movimentos. Não é possível fazer de conta que não se sabe disso", diz o artigo publicado pelo jornal do Vaticano.
O diário da Santa Sé reivindica direitos para todos os recém-nascidos.
"Se não for possível reanimá-lo, por ser pequeno demais, que ao menos tenha um ambiente quente e digno, uma companhia humana, um nome e uma sepultura, como qualquer outra pessoa prestes a morrer."

DIA NACIONAL DA MULHER


Foi no dia 30 de abril que nasceu a fundadora do Conselho Nacional da Mulheres, Sra. Jerônima Mesquita. Como homenagem àquela extraordinária mulher, grande filantropa, foi escolhido o dia de seu nascimento para se comemorar o Dia Nacional da Mulher.
Derrubaram-se tabus, obstáculos foram vencidos, a ocupação dos espaços foi iniciada. Graças à coragem de muitas, as mulheres conquistaram o direito ao voto, a chefia dos lares, colocação profissional, independência financeira e liberdade sexual. Apesar de válidas, essas aberturas ainda são uma gota num oceano de injustiças e preconceitos.
No último século, o movimento feminista contribuiu imensamente para a efetivação das conquistas das mulheres. Embora muito tenha sido feito, as respostas às questões femininas são pouco eficazes, já que os homens ainda detêm a hegemonia em diversos setores sociais. As politicas públicas ainda devem muitos feitos à população feminina.
Prova da necessidade de maior reconhecimento da mulher é a própria institucionalização de uma data-homenagem; se a sociedade efetivamente tivesse incorporado a idéia de que os dois sexos estão em pé de igualdade, não haveria necessidade de se criar um dia para lembrá-la; seria uma atitude inútil e redundante.
A busca incessante por um lugar ao sol está apenas começando. As mulheres seguem às voltas com os mais variados tipos de violência: no lar, no trabalho e na sociedade. São vítimas, na maioria das vezes silenciosas e indefesas, de agressões físicas, sexuais e psicológicas de todos os tipos e intensidades. E de outras tantas formas de violência, bem mais sutis, embora não menos perversas, como a desvalorização no mercado de trabalho (recebendo salários sempre menores do que os homens que exercem as mesmas funções), as dificuldades de ascensão a postos de comando (nas empresas e na política) e a dupla jornada, entre outras tantas.
Ao contrário do que se possa pensar, não é necessária uma "Guerra dos Sexos" para que o quadro de injustiças se reverta. Sem destituir-se de sua feminilidade, as mulheres podem engajar-se numa luta forte, mas não necessariamente agressiva. Provar ao mundo que não é necessário se revestir de um invólucro masculino para intimidar seus oponentes. A força feminina é suave e poderosa por si só.
A história de lutas e conquistas de tantas mulheres, muitas delas mártires de seu ideal, no decorrer de quase dois séculos, leva a humanidade a iniciar um novo milênio diante da constatação de que ela buscou e conquistou seu lugar. Mais que isso, assegurou seu direito à cidadania, legitimando seu papel enquanto agente transformador.

Drogas e cigarro aumentam em até 50% o risco de infarto entre os jovens


O aumento do consumo de drogas é um dos grandes responsáveis pelo crescimento no número de infarto entre jovens no mundo. Nos Estados Unidos, cerca de 25% das vítimas de ataque cardíaco com idade até 50 anos são usuárias de cocaína, e a estimativa é que esse índice seja semelhante no Brasil. Esse crescimento preocupa os especialistas, que debateram, esta semana, as peculiaridades do infarto em jovens durante o XXXI Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo.
Associado ao grande número de fumantes e obesos com menos de 50 anos, o aumento no consumo de drogas como cocaína e anfetamina provocou uma explosão nos óbitos por infarto agudo do miocárdio em pessoas nessa faixa etária, segundo os especialistas. "Precisamos estar muito bem preparados para atender esse público. Remédios para combater a hipertensão, por exemplo, utilizados por pacientes comuns não podem ser ministrados para quem consome drogas", explica o cardiologista Rui Ramos. Ele acrescenta que o betabloqueador - utilizado no pós-infarto, ou no tratamento de angina, arritmias e certas formas de tremores - também é proibido para usuários de drogas.
De acordo com o cardiologista, nos Estados Unidos, o consumo de anfetaminas, como o ecstasy, também está em crescimento. "Assim como a cocaína, esse tipo de droga ilícita aumenta de 40% a 50% o risco de uma pessoa desenvolver problemas nas coronárias, principalmente a aterosclerose - que é o endurecimento ou obstrução da artéria. A consequência é, na maioria das vezes, o infarto", destaca o especialista.
O quadro é ainda mais grave quando o paciente possui familiares em primeiro grau com aterosclerose precoce. "Alguns estudos revelam que 92% dos jovens que sofrem infarto são tabagistas. Cerca de 40% deles possuem familiares em primeiro grau com aterosclerose precoce e 65% apresentaram distúrbios da glicose", revela Ramos.
O especialista lembra que o vício em geral, como o álcool e o tabaco, é um veneno adicional para o coração, e os jovens devem ser orientados em relação a esses riscos. O álcool potencializa em três vezes o efeito maléfico da cocaína. Já o tabaco eleva o risco de infarto em 300%. "O jovem acha que é imortal e, quando percebe o dano que causou à própria vida, muitas vezes, é tarde demais. Temos que ser duros e realistas na conversa com eles e colocar que o tabaco e as drogas ilícitas causam inúmeros problemas, inclusive a disfunção erétil", explica o cardiologista.

Um Passaporte Na Fronteira


O ladrão tinha cravos em ambas as mãos e, desta maneira, não podia trabalhar; e cravos em cada um dos pés, não podendo sair e cumprir as obras do Senhor; ele não podia erguer uma de suas mãos ou um de seus pés em direção à salvação, mas, mesmo assim, Cristo ofereceu-lhe o presente de Deus e ele o tomou. Cristo lhe deu um passaporte e ele entrou no paraíso." (D. L. Moody)

O ladrão da cruz teve uma oportunidade e não a perdeu. Tinha todos os impedimentos para ir ao encontro de Deus, mas,ultrapassou os obstáculos. Reconheceu que estava ali por merecimento, mas aceitou a oferta gratuita que Cristo lhe ofereceu.

E nós, o que temos feito com as nossas oportunidades? Temos preferido continuar no caminho incerto, sem direção, sem saber para onde vamos? Temos persistido nos erros, como um jogador que vai perdendo tudo o que tem, sem desistir de continuar tentando, até que não tenha mais nada? Temos sofrido com as quedas, sempre continuando pelo mesmo caminho, até que o sangramento espiritual de nossos joelhos não nos permita mais andar?Às vezes somos obstinados. Enfrentamos problemas e não sabemos como solucioná-los. O Senhor estende a mão, oferece um presente, mas, continuamos rejeitando. "Eu quero uma solução", dizem, "mas, a solução não pode ser Deus!" O Senhor oferece o "passaporte" da bênção e muitos preferem ficar bloqueados diante da fronteira que conduz à felicidade.

Se você se encontra na fronteira entre o país das tristeza se da perdição e não sabe como fazer para atravessá-la e alcançar a terra da felicidade, da salvação e da vida eterna, tome o passaporte que o Senhor oferece. Você irá atravessar e nunca mais desejará voltar.

"Então disse: Jesus, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. Respondeu-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso" (Lucas 23:42, 43).

Secretaria de educação distribui fardamento


Dois meses após o início do Ano letivo a Secretaria de Educação do Município, iniciou a distribuição de fardamentos para as merendeiras e auxiliares de serviços gerais de toda a rede municipal. A entrega foi feita pessoalmente pela Secretária Ilka Paloma, o Prefeito Evilásio Araújo no auditório da Escola Francisca Moura Pereira da Silva CAIC.
O fardamento é composto por calça, bata e touca sendo um marco na Dália da Serra, que nunca em sua história foi visto tal iniciativa por parte dos governantes.
“Tivemos essa idéia a partir do momento que detectamos a necessidade de darmos um melhor aparato ao funcionalismo público. Visando boas condições de higiene e padronização dentro das Instituições Escolares. Uma vez que na história do nosso Município nunca aconteceu tal distribuição e valorização profissional” destacou a Secretaria de Educação Ilka Paloma.


Assessoria de Imprensa

Trabalho, lazer e descanso para homenagear o trabalhador Santacruzense



Neste sábado, 1º de maio, dia do Trabalho, a Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe preparou um dia festivo para o trabalhador de Santa cruz e região. Tudo começa às 09 da manhã com uma corrida ciclística Santa Cruz-Vila do Pará - Poço Fundo, cuja concentração será ás margens da PE - 160 em frente ao Clube ôba – ôba. Logo em seguida, haverá a inauguração da pavimentação de oito ruas inscritas no “Maior Programa de Pavimentação da História de Santa Cruz” que irá beneficiar 60 artérias: São elas: São Lucas, Padre Manoel Francisco Xavier, João Glicério do Nascimento e Pedro José de Barros, no Bairro Nova Palestina. No Malaquias Cardoso, a rua contemplada é a Manoel Monteiro da Paixão, no Bairro Cruz Alta, a Rua Assis Severino Chagas e no São Cristóvão, as Ruas Cristóvão Colombo e Henrique Dias. Durante o dia também acontece a II- Corrida do Trabalhador, competição de Mountanbik. Para participar da corrida os interessados devem procurar Edson Macarrão na Loja Hill Bik na Avenida Prefeito Bráz de Lira, na entrada da cidade, ou pelo telefone 3705-1719.As festividades do dia do trabalhador encerrarão -se com um grande Show de música Brega. O BREGARIBE ano II, onde doze atrações sobem ao palco a partir das 05h. da tarde, entre elas estão: Paulo Márcio, Augusto César, Roberto Muller e José Orlando. Os shows acontecem as margens da PE - 160 em frente ao Supermercado Pag Menos, onde são esperadas mais de vinte e cinco pessoas.

Diogo Moraes fecha apoio em Poção


No ultimo fim de semana o vereador por Santa Cruz do Capibaribe e pré-candidato a deputado estadual, Diogo Moraes, de vermelho, esteve visitando a cidade de Poção; Diogo visitou vários bairros e distritos da zona rural, conversou com moradores e participou de uma reunião onde confirmou o apoio de várias lideranças para a sua pré-candidatura.
O vereador aproveitou a visita para conhecer de perto a nascente do Rio Capibaribe, rio que corta a sua cidade de origem (Santa Cruz do Capibaribe) e deságua no mar passando pela cidade do Recife.

Professora de Gravatá tem artigo publicado em revista nacional‏‏

Prof. Sunamita Oliveira



Fusão Cultural
A professora da Rede Municipal de Gravatá e estudante de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú, (UVA) Sunamita Oliveira, teve artigo publicado na revista paulistana Fusão Cultural, abordando a Cultura Indígena. Sunamita Oliveira vive engajada em difundir a cultura indígena em Gravatá através de intercâmbios com alunos e comunidades indígenas, realizando projetos pedagógicos voltados ao combate da discriminação e preconceito existentes contra os primeiros donos dessas terras. Além de circular em São Paulo, a revista também está disponível na internet, através do site: http://www.fusaocultural.com.br/. Os artigos, trabalhos de pesquisa e sugestões de atividades para os professores que desejam abordar este tema, cumprindo com a Lei 11.645/08, que torna obrigatório o ensino da Cultura Indígena e Afro-brasileira em todo país, podem ser encontrados também no blog assinado pela professora: http://www.educarencantando.blogspot.com/.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Informe urgente ASCAP



A Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe – ASCAP está recebendo currículos de jovens, ambos os sexos, com ensino médio completo, entre 18 e 30 anos, para fazer um cadastramento das empresas da cidade.
O contrato terá duração de um mês, ou prorrogado caso haja necessidade.
Os currículos poderão ser entregues hoje e amanhã, pois na próxima semana já começa o treinamento pelo SEBRAE em Caruaru, para ocupação do cargo.
OBS: O salário é acima da média para Santa Cruz do Capibaribe!
Mais informações: 81-3731-2818


Betto Aragão
Assessoria de Comunicação da ASCAP

Colaboradores da Rota do Mar viajam a Fortaleza


Buscando o aperfeiçoamento e a reciclagem do seu quadro de colaboradores, a diretoria da Rota do Mar promoveu uma viagem a Fortaleza, capital do Ceará, para a realização de uma visitação a três empresas desta cidade, Gerasoftwere, Fortes e Casa Magalhães.

A visita durou doze dias nos quais os três colaboradores que compunham a equipe, além de conhecer uma realidade de trabalho diferente do seu cotidiano, puderam oferecer conhecimentos adquiridos na Rota do Mar. Como a implantação de melhorias ao sistema de informática utilizados nestas empresas, bem como, oferecer também uma reciclagem na área contábil e de comunicação interna.

Viagens desse porte são importantes para o desenvolvimento do quadro de colaboradores, uma vez que além de possibilitar horas de lazer; essa troca de conhecimentos adquiridos com outras realidades só vem a acrescentar positivamente nas atividades realizadas na Rota do Mar, que tem como uma de suas características primordiais a valorização do bem estar do seu colaborador.

Assessoria de Imprensa

10 áreas críticas do casamento


As regras para um bom casamento podem ser aprendidas, e a idade não é o maior problema. Além do mais, ninguém já nasce feito um bom marido ou boa esposa. Por isso, quero apresentar, no programa de hoje, 10 áreas críticas do casamento.


A primeira área crítica do casamento é a comunicação

A comunicação envolve transmitir e receber. O transmitir está relacionado com cada coisa que falamos ou demonstramos de forma não verbal sobre nós mesmos. O receber corresponde a tudo que ouvimos ou percebemos e vemos na outra pessoa. Só que antes de qualquer comunicação precisamos estar "ligados", e isso é muito difícil. Desde bem cedo na vida, as pessoas são treinadas para bloquear seus sentimentos porque não desejam ser vulneráveis, ser criticadas ou receber desaprovação.Para haver comunicação é necessário uma boa sintonia entre duas pessoas. E uma perfeita sintonia só é possível quando há confiança, compreensão e apreço. A pessoa deve se sentir "em boas mãos", caso contrário, ela será muito seletiva quanto a suas revelações.

A segunda área crítica do casamento, que quero destacar é o carinho

Carinho tem que ver com sua capacidade de dizer: "Eu te amo". Inclui palavras, afetos físicos e tudo o que um faz pelo outro.Uma das mais trágicas constatações sobre a maioria dos casais, hoje em dia, é que depois de casados não expressam o mesmo carinho dos tempos de namoro. Essa omissão é problemática porque o que expressamos afeta nossos sentimentos. E se nada expressamos, nossos sentimentos também se apagam.

A terceira área crítica do casamento é o companheirismo

A capacidade de fazer os outros se sentirem bem. É possível julgar a qualidade do companheirismo pelo que representam os encontros com aquela pessoa, e se não há encontros...Compare seus encontros de agora com os do tempo do namoro. Vocês gostam de ficar juntos a sós? Arranjam tempo para isso? Ou é exatamente o que não acontece? A maneira como usam o tempo em que estão juntos é o que determina se há ou não companheirismo.

A quarta área crítica do casamento: interesses

Os interesses correspondem àquelas coisas da vida pelas quais você toma a iniciativa. Esportes, hobbies, passatempos artísticos ou devocionais, podem ser considerados interesses. Ou seja, tudo aquilo que dá qualidade à vida.Ter e desenvolver interesses individuais é bom, mas não o suficiente. É o partilhar coisas em comum, é o identificar-se com os alvos dos outros que acrescenta laços e firma a unidade do casal. É importante aprender juntos, desenvolver um projeto em comum, sentindo a necessidade da participação do parceiro. O resultado será uma intimidade maior com a outra pessoa.

A quinta área crítica do casamento: valores

Todos têm uma escala de valores que inclui dinheiro, crianças, sexo, política, religião e muitas outras coisas. O que é importante para você também é importante para sua esposa ou marido? Algumas pessoas nem mesmo sabem o que é importante para o cônjuge.Os valores religiosos, por exemplo, são muito importantes porque alargam os propósitos da vida. Se crermos que fomos feitos à imagem divina, vamos nos valorizar muito. E quem foi feito à imagem de Deus deve refletir essa imagem.

A sexta área crítica do casamento é o sexo

Aqui se inclui todo o relacionamento entre marido e mulher - não apenas um momento passageiro. O sexo está num olhar, num toque na maneira de se relacionar. É um comportamento especial que só existe entre marido e mulher. Se há relacionamento especial entre duas pessoas também haverá sentimentos particulares. Se eles forem compartilhados com outros, deixarão de ser particulares, especiais.Muitas pessoas acham que já perderam o charme. O problema não é que perderam o charme, apenas deixaram de manifestar aquele comportamento que acende o charme.
A família é a sétima área crítica do casamento
Suas relações com a família vão refletir no relacionamento com o marido ou a esposa. Os papéis de marido e pai e mãe e esposa são inter-relacionados. Os filhos serão afetados pelo seu melhor ou pior relacionamento.Como você considera a família nessa questão que envolve você e o companheiro? Qual a vez das crianças? As resoluções são tomadas levando em conta a "equipe" toda, ou a jogada é individualista?

A oitava área crítica do casamento é o social

Nenhum casamento é estável se funcionar como um clube privado. O casamento é uma relação social que se expande e se fortalece à medida que o seu amor extravasa atingindo a outras pessoas que o circundam. Marido e mulher devem ter amigos comuns mais do que um conjunto de amigos cada um.Acho que Deus designou a família para ser um centro irradiador de testemunho para todo o Universo. A família não deve ser o fim do amor mas deve ser sua fonte. Se você tem uma família solidária, esse relacionamento deve influenciar os outros. Você deve se interessar pelas outras pessoas também.

Negócios - é a nona área crítica do casamento

Esse é um importante recheio do casamento. Compras, cheques, escolha de móveis, roupas, economias - essa parte administrativa não pode ser isolada das demais atividades do lar. Os negócios devem ser um fator de união do casal. Cada um deve saber o que outro está fazendo e deve aprovar suas atitudes.

E a décima área crítica do casamento que quero destacar: reavaliação

Com essa palavra quero lembrar a importância de o marido e a mulher trocarem idéias sobre o progresso de sua relação matrimonial. Essa reflexão acerca dos rumos, avanços e retrocessos é fundamental para descobrir a necessidade de alguma correção na rota ou para se ter uma idéia global das circunstâncias.Amigo, todas essas 10 áreas críticas do casamento podem ser controladas se o casal quiser, e é possível que muitos estejam tentando isso. Aliás, quase tudo pode ser conseguido no casamento, se houver cooperação para isso. Ou seja, o lar pode ser um "pedacinho do céu na Terra" ou um inferno, dependendo de como se comportam marido e mulher.
Pastor Montano de Barros

Menina surpreende médicos ao sobreviver a ataque de água-viva letal


Queimaduras na perna de Rachel Shardlow feitas por uma água-viva que mata em até 3 minutos
Uma australiana de dez anos surpreendeu especialistas após sobreviver a um ataque de um cubozoário, um tipo de água-viva que vive no Pacífico e é tida como um dos animais mais venenosos da Terra.
Rachel Shardlow foi queimada pela criatura quando nadava com o irmão no rio Calliope, há mais de 23 quilômetros do oceano Pacífico, em Gladstone, norte da Austrália.
"Esses animais matam humanos mais rápido do que qualquer outro animal venenoso", disse o pesquisador e zoologista da Universidade de James Cook, em Queenland, Jamie Seymour. "Apenas três minutos são suficientes para ser fatal."
Quando os tentáculos da água-viva prenderam sua perna, Rachel sentiu falta de ar e perdeu a visão. O irmão a trouxe para a beira do rio e a criança ficou inconsciente por 30 minutos.
Rachel foi colocada em coma induzido, e após seis semanas de tratamento no Hospital de Brisbane, pode retornar para casa.
Para o zoologista, foi quase um milagre Rachel ter sobrevivido.
"Jamais soube de alguém de se salvou depois de tamanha extensão da queimadura", disse Seymour à rádio australiana ABC. "Quando vi as fotos da perna dela, pensei: essa criança não deveria ter sobrevivido."
Segundo o professor, a universidade está interessada em saber quanto tempo Rachel vai levar para se recuperar completamente e se haverá alguma sequela.
Segundo o pai de Rachel, Geoff Shardlow, a pele da filha está com cicatrizes e ela também sofreu de perda de memória.

Giovana Vitola

Patente do Viagra termina em junho, decide STJ


O fim da patente do Viagra fará com que o tratamento contra disfunção erétil fique mais barato

Por cinco votos a um, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) concluiu nesta quarta-feira (28) que a patente do Viagra (sildenafil) termina em junho deste ano. O remédio, que virou sinônimo de tratamento contra disfunção erétil, hoje constitui o segundo produto dessa categoria mais vendido no Brasil, perdendo apenas para o Cialis (tadalafil). Com a decisão, o princípio ativo poderá ser produzido como genérico por outros laboratórios, o que fará com que o tratamento fique mais barato.
O julgamento havia sido interrompido em março devido a um pedido de vista do ministro Luis Felipe Salomão. O placar, na ocasião, era de três votos favoráveis e nenhum contrário ao fim da patente.
O caso estava na Justiça porque a Pfizer, o laboratório fabricante, alegava que o prazo de vigência devia ser prorrogado até 7 de junho de 2011. Mas os ministros decidiram acatar a decisão do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), que defendia a quebra da patente este ano.
O primeiro depósito do Viagra ocorreu em 1990, no Reino Unido, mas houve uma desistência em prol de um pedido posterior. Os ministros que votaram favoravelmente alegam que o primeiro depósito no exterior é o que vale, não o segundo. A patente protege a comercialização exclusiva de uma invenção pelo prazo de 20 anos.
Após o resultado, a Pfizer enviou comunicado para esclarecer que "respeitosamente discorda da decisão do Tribunal", mas que só irá se manifestar após tomar conhecimento do inteiro teor da decisão.
"A companhia defende o prazo da validade da patente como forma de garantir o retorno do investimento realizado para o desenvolvimento do produto em questão e de outros em estudo, que culminam em novos medicamentos no futuro. Essa garantia de retorno ao investimento feito na pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos é o que possibilita a inovação contínua", informa o texto. A empresa ainda pode recorrer da decisão, segundo o STJ.
Da Redação

Consumo excessivo de refrigerantes acelera o envelhecimento, sugere estudo


Os altos níveis de fosfatos encontrados em refrigerantes e alimentos processados podem acelerar os sinais de envelhecimento, segundo especialistas da Universidade de Harvard, nos EUA. Em testes com camundongos, os pesquisadores descobriram que uma dieta rica em fosfatos pode aumentar a prevalência e a severidade de doença renal crônica, calcificação cardiovascular e atrofia da pele.

Avaliando os efeitos dos fosfatos na dieta de ratos que não tinham o gene klotho - cuja deficiência esta relacionada a níveis tóxicos de fosfatos no organismo dos roedores -, os pesquisadores observaram que aqueles alimentados com grandes quantidades de fosfatos morreram com até 15 semanas de vida, enquanto os ratos com dieta com menores níveis do nutriente viveram por 20 semanas, em média.

“Os humanos precisam de uma dieta saudável, e manter o equilíbrio dos fosfatos na dieta pode ser importante para uma vida saudável e para a longevidade”, disse o pesquisador Shawkat Razzaque. “Evite a toxidade do fosfato e aproveite uma vida saudável”, recomenda o especialista.

Caruaru já registrou primeiro caso de H1N1 em 2010




Caruaru já teve pelo menos um caso confirmado de H1N1 este ano. Trata-se de uma adolescente que procurou uma unidade de saúde do município logo após o carnaval com os sintomas específicos. O material foi recolhido para exame e encaminhado para um laboratório em São Paulo. Enquanto a confirmação não chegava uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde foi designada para acompanhar o caso. Seguindo as atuais recomendações do Ministério da Saúde, como a paciente não se enquadrava no faixa etária de risco, conseguiu se curar com medicação normal, sem necessidade do Tamiflu. Quando a confirmação chegou de São Paulo, a vítima já estava 100% recuperada.Em 2010, Pernambuco registrou sete casos confirmados da doença, incluindo um óbito. Por causa dos procedimentos adotados, não se sabe, no entanto, se o caso registrado em Caruaru entrou nesta contagem. No ano de 2009 foram 154 casos confirmados da nova gripe, resultando em seis óbitos. A primeira morte do ano no Estado foi divulgada nesta terça-feira (27). Foi um adulto que morava no interior do Estado. Após passar pelo Hospital Regional do Agreste (HRA) ele foi internado no Hospital Universitário Oswaldo Cruz, no Recife. O paciente ficou hospitalizado por cerca de 20 dias, mas não resistiu.

Vazamento de gás em creche de Toritama


Vazamento de gás em creche de Toritama, tudo aconteceu por volta das 17:30 de hoje quarta-feira dia 28 de abril de 2010 na Creche Mãe Carlinda, localizada na rua João Pereira Tabosa, centro de Toritama , já tinham encerrado o expediente, mas alguns funcionários estavam preparando algumas ornamentações para o dia das mães, quando perceberam um cheiro forte de gás na mesma hora ligaram para 193, uma hora depois chegou o Corpo de Bombeiros e fizeram um ótimo trabalho ,se percebe que o prédio e totalmente fechado pelas laterais e com pouca ventilação e sem extintor.

Cavalo com 35 centímetros pode ser o menor do mundo.


Ilustração


Um cavalo com pouco mais de 35 centímetros de altura pode entrar para o livro Guinness World Records como o menor do mundo.Eistein, que tem uma semana de vida, é quase 18 centímetros mais baixo do que cavalos-miniatura normais, segundo sua criadora.“A mãe dele tem 81 centímetros e o pai tem 76 centímetros de altura. Ele é excepcionalmente pequeno,” disse a criadora.“Não acreditei que ele era tão pequeno, e nasceu três dias atrasado” disse o dono do cavalo, que ainda não foi oficialmente reconhecido como o mais pequeno.

Acabou a censura, Bidinga pode tocar no São João


Dimas intercedeu e Bindiga volta a ter espaço no São João 2010

A censura ao forrozeiro Bidinga do Acordeon parece que acabou. Pelo menos foi o que anunciou o vereador Dimas Dantas (PTB) na reunião desta terça-feira (27) na tribuna da Câmara de Vereadores.
De acordo com Dimas Dantas, Bidinga não tem culpa nenhuma em ter sido plagiado em uma de suas músicas de trabalho. E mesmo que o forrozeiro fosse o autor da paródia, não teria motivos para o governo boicota-lo, afirmou Dimas Dantas.
O vereador destacou ainda o bom senso do prefeito Toinho do Pará, que voltou a abrir espaço para Bidinga na programação oficial do São João 2010.

Receitas médicas devem ser digitadas

Letras ilegíveis podem causar um transtorno para pacientes que necessitam comprar medicamentos e muitas vezes sofrem para decifrar o que está escrito na receita médica, correndo o risco de comprar um medicamento errado.Diante desta constatação o vereador Deomedes Brito (PTB) apresentou na Câmara de Vereadores o projeto 014/2010 que determina que receitas médicas devam ser digitadas ou impressas em letras de forma.
O vereador afirma que o projeto evitará que pacientes recebam receitas médicas ilegíveis. “A receita médica deve ser legível para o paciente e para quem vai avaliá-la, caso contrário poderá induzir erros” afirmou Deomedes na justificativa do projeto.
Assessoria de Imprensa

Eu Fui Transformado...


Quando eu estava na África do Sul, um holandês educado, de boa aparência, entrou na igreja onde eu pregava um sermão e Deus falou a seu coração, mostrando-lhe todo o seu pecado.

Na manhã seguinte ele foi à bela casa de outro holandês e lhe disse: "Você reconhece este velho relógio?" "Sim",respondeu o outro, "estas são minhas iniciais. Este relógio é meu. Eu o perdi há oito anos atrás. Como ele foi parar em suas mãos? Quanto tempo ele está com você?" "Eu o roubei",foi a resposta. "E por que você veio devolvê-lo agora? "Eu me converti ontem à noite. O Senhor entrou em meu coração", falou o homem, "e foi a primeira coisa que eu quis fazer esta manhã. Se você morasse mais perto eu o teria devolvido ontem mesmo." (Gipsy Smith)

Muitas coisas maravilhosas acontecem quando abrimos o coração para o Senhor. Tudo se transforma em nossas vidas e o horizonte que se abre à nossa frente nos enche de gozo e prazer.

Quando o Salvador nos alcança, somos transformados. E se não o somos, então, em verdade, não fomos alcançados. Quando Cristo passa a ser o Senhor de nossas vidas, todos percebem.

O nosso rosto mostra um esplêndido sorriso, as nossas palavras espalham vida pelos caminhos por onde passamos, as nossas mãos estão sempre prontas para ajudar o próximo, e se um ambiente estiver tomado por sombras escuras, a nossa presença o ilumina completamente.

Como é bela a nossa vida após a transformação! As incertezas são substituídas por fé; a angústia por paz; a indiferença por um amor verdadeiro; o caminho sem rumo por uma certeza de onde se deseja ir e chegar.

Eu fui transformado... e não quero voltar jamais ao que era antes.

"Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é..." (2coríntios 5:17).

Uma boa negociação é a porta aberta para próximos bons negócios


Quando falamos em negociação de uma maneira geral, já associamos a conflito. O que não percebemos é que negociamos o tempo todo, na família, na escola, no trabalho, mesmo sem usar a palavra negociação. E, realmente, nunca devemos falar com um cliente “vamos negociar”. Comece sempre por outros assuntos mais descontraídos e introduza a negociação sem usar a palavra. Mas o que é negociação? Relação de troca de conciliação de interesses, com concessões. Uma negociação deve ser sempre orientada ao ganho mútuo. Deve haver muita preparação: Cooperar na busca de opções criativas para que ambas as partes fiquem satisfeitas, com maximização dos ganhos, preservando o relacionamento; Ter sempre critérios e padrões justos, os dois lados têm de estar alinhados; Procurar não agir por impulso, pesar um tempo se for necessário para obter soluções mais equilibradas.
Uma negociação deve ser sempre facilitada. Procurar separar as pessoas dos problemas (a primeira pessoa que você deve separar é você mesmo). As pessoas envolvidas devem atacar o problema juntas e não atacar umas às outras. Se há questões pessoais que não podem ser reveladas, trate-as antes ou coloque outra pessoa na negociação para não haver desgaste.
Seja duro com os problemas, leve com as pessoas. Nós vivemos a vida olhando para a frente, mas a entendemos olhando para trás. Quando olhamos para trás, o que se destaca é que tudo se resume a pessoas. As pessoas é o que fazem a diferença.
Toda transação envolve pessoas e baseia-se explicitamente – ou implicitamente – na confiança, ou na falta dela. Temos que observar que até os nossos gestos falam, a linguagem do corpo é muito importante para uma boa negociação.
Uma boa negociação é a porta aberta para próximos bons negócios.

Por Rosana Silva e Souza

Cultura funciona, e vai pro Brejo com Quintêto Violado


Conhecido num passado recente pela violência e pelo alto índice de homicídios o distrito de São Domingos, município de Brejo da Madre de Deus, foi palco de um projeto cultural que tem levado para o interior do Estado uma caravana de artistas com um show pra lá de divertido. Circuito Pernambuco Multicultural trouxe a São Domingos uma programação variada que começou no início da noite do dia 24, sábado, com a apresentação de Mateus e Catirina, teatro de bonecos e a participação do Balé Cultural de Pernambuco. Depois foi a vez do violeiro João Batista, seguido de Sérgio Boi, Bola Gato, Pegada Pernambucana e a grande atração Quinteto Violado (Foto).
Os forrozeiros Santana e Flávio Leandro fecharam a noite botando todo mundo para dançar o verdadeiro forró pé-de-serra. Presentes ao evento várias autoridades políticas como o deputado federal Pedro Eugenio que foi autor e idealizador do projeto, Outro que esteve prestigiando a noite cultural foi o deputado estadual Edson Vieira, além do prefeito do Brejo, Dr. Edson que ressaltou a importância do evento “Estamos dando prioridade à cultura em nosso governo. Empenhamo-nos para que São Domingos recebesse este projeto e não vamos parar por aí, pois temos um povo que gosta de cultura e uma classe artística talentosa. Aguardem que vem muita mais pela frente”. Na oportunidade, o prefeito afirmou ao sulanca news que no inicio do mês de maio, o mestre Ariano Suassuna estará realizando aula espetáculo na cidade de Brejo da Madre de Deus.
Do Blog Sulanca News

COMO FAZER SUA EMPRESA VOAR NO TWITTER


A sua empresa pode tirar proveito da rede social do pássaro azul
Tudo em 140 caracteres por mensagem


Em apenas quatro anos de existência, a rede social Twitter teve sua história marcada pelo crescimento vertiginoso de seus usuários. Segundo a empresa de pesquisa e Marketer, 2009 terminou com 18 milhões de usuários ativos somente nos Estados Unidos, e a previsão é de 26 milhões até o fim de 2010. O Brasil é o segundo país com o maior número de participantes na rede social (8%) e o terceiro com maior número de tweets (as mensagens de até 140 caracteres) enviados, segundo o instituto Sysomos, que analisou 13 milhões de usuários ativos do Twitter entre 16 de outubro e 16 de dezembro de 2009. Uma ferramenta de alcance tão amplo como essa deve ser sempre levada em consideração para conquistar e manter clientes. Engana-se, porém, quem acha que ela funciona para qualquer negócio. Abaixo, algumas dicas para saber se você precisa mesmo do pássaro azul e como usá-lo de forma produtiva.
--PARA DEFINIR O SEU PERFIL
-1. Se o público que você quer atingir não utilizar o Twitter ou a internet corriqueiramente, vai ser difícil suas ações terem algum efeito. “O empreendedor precisa se perguntar se as pessoas que utilizam os serviços dele vão aderir a essa estratégia”, afirma Tiago Fachini, gerente de mídias sociais da agência A2C. “Nem toda empresa precisa entrar no Twitter.”
- 2. Se a reposta for positiva, defina como se comportar e como deseja ser visto pelos seguidores do seu perfil empresarial, além, claro, do que você quer alcançar com ele. “O Twitter funciona para construir a identidade digital do negócio”, diz Diogo Cardoso, coordenador de planejamento em mídias sociais da Agência Idéia S/A.
- 3. Definida a imagem da empresa, entenda que os resultados podem demorar a aparecer. Será preciso ter pessoas dedicadas a cuidar da conta na rede social. “Iniciativas no Twitter muitas vezes acabam se tornando bolhas. Os empreendedores fazem poucas atualizações e, no final, abandonam o perfil”, diz Fachini.
PEQUENO MANUAL DE ETIQUETA
- 1. Depois de abrir sua conta, não se empolgue e saia adicionando pessoas aleatoriamente. “Procure se relacionar com quem você já fez contato ou com pessoas que tenham alguma relação com o universo de sua empresa”, afirma Cardoso. E vá devagar, para não parecer que seu perfil é algum tipo de spammer.
- 2. Não deixe de lado o uso do bom português, só porque as mensagens são curtas. As reduções — como “vc” ou “pq” — são até válidas, mas assassinar a ortografia, não. “Você deve evitar que sua empresa se torne moda na rede pelos motivos errados”, diz Cardoso.
- 3. Faça uma pesquisa sobre como vai alaborar suas atualizações e em que espaço de tempo. Se há muito conteúdo para passar, programe suas publicações com intervalos para não sobrecarregar seus seguidores — que podem ficar aborrecidos e desistir de seguir seu perfil. E sempre envie mensagens com informações relevantes.
- 4. Por último, não deixe de interagir com seus seguidores, usando a ferramenta para agradecer ou tirar dúvidas. “A humanização da ferramenta é muito importante. As pessoas perdem o interesse se a atualização é meramente mecânica”, afirma Cardoso.
O QUE É POSSÍVEL FAZER
1. O pássaro azul pode ser um eficiente — e barato — canal de comunicação. Uma das ações mais utilizadas atualmente é fazer promoções por meio de retwittes: seguidores só participam se reproduzirem no seu perfil uma determinada mensagem. A loja virtual de camisetas Camiseteria, por exemplo, prometeu distribuir os novos Apple iPads como prêmio entre os que seguem o seu perfil. As chances de o concorrente ganhar aumentam se ele retwittar o concurso. “Divulgue a promoção entre os seus seguidores no Twitter. Se um deles for o sortudo que ganhar o Apple iPad, você ainda terá outra chance de ganhar como sendo seguidor do seu seguidor!”, anuncia. Estratégias como essa ajudam a propagar a marca entre pessoas que não conhecem ou não seguem a conta.
-2. Divulgar novos produtos e serviços também é uma ação comum. Mas colocar apenas o nome, uma breve descrição e um link pode parecer oportunista para os seguidores. “Dê dicas de utilização, de manutenção ou assuntos que se relacionem ao que você está divulgando”, afirma Fachini.
-3. Para aumentar a participação de quem acompanha seu perfil, faça enquetes e pesquisas rápidas de opinião. Ofereça para seguidores influentes a chance de testar algum produto ou serviço novo, para que depois divulguem entre amigos o que acharam. E não deixe de integrar a conta no Twitter à sua página na internet.

Revista PEGN

Juiz de Direito faz visita ao secretário Galego de Mourinha‏


O secretário municipal de Infraestrutura do município de Santa Cruz do Capibaribe-PE, Galego de Mourinha, recebeu o Dr. Tito Lívio, juiz de Direito da cidade, na manhã do dia 27 de abril.
Na ocasião, trataram de vários assuntos, mas o destaque foi a possibilidade de enfrentar com tolerância zero a obstrução de ruas e calçadas do município, ocupadas com metralhas e materiais de construção, tornando o trânsito e a vida dos pedestres em caos.
Aproveitando a oportunidade, o juíz e o secretário fizeram uma reunião com os fiscais de obras, e eles colocaram suas demandas e as condições de trabalho. Dr. Tito se colocou a disposição para contribuir e ser um parceiro na melhoria das condições de vida da população ao afirmar que é um cidadão santa-cruzense de fato e de direito e deseja ver a cidade de forma mais agradável para todos os munícipes.
Mourinha apresentou um relatório das notificações realizadas no anode 2010, onde consta que a secretaria que administra dispõe de cinco duplas de fiscais que, apesar das limitações, não têm se furtado em notificar as construções irregulares. Um exemplo disto são as 557 (quinhentos e cinqüenta e sete) notificações realizadas no período de janeiro a março de 2010, bem como as 63 (sessenta e três) expedições de embargo.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

CAMPANHA DE COMBATE Á HIPERTENSÃO


A Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe, através da Secretaria de Saúde do município, realizou dia 28 de abril, a Campanha Nacional de Combate a Hipertensão Arterial. O evento aconteceu no Parque Florestal, localizado no Bairro Novo, das 7h00 às 9h00Programação do evento:07h00 - Abertura oficial com autoridades;07h20 - Aferição de pressão arterial e glicemia capilar;07h50 - Atividade física com Fernando Ângelo – Educador do NASF- Núcleo de Apoio ao Programa de Saúde da Família;08h40 - Café da ManhãQuem compareceu ao local pôde aferir a pressão arterial e a glicose além de fazer exercícios físicos e desfrutar da brisa fresca das sombras das árvores do parque. O prefeito Toinho do Pará e secretário de saúde o Sr. David estiveram por lá prestigiando a campanha.Dados divulgados pelo Ministério da Saúde revelam que a hipertensão tem avançado no Brasil - passou de 21,5% da população em 2006 para 24,4% no ano passado. De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, no entanto, os números já chegam a 30% em todo o país.A pesquisa divulgada pelo ministério foi feita com 54 mil adultos e mostra que a prevalência da doença, entre 2006 e 2009, aumentou em todas as faixas etárias - sobretudo entre os idosos. Atualmente, 63,2% das pessoas com 65 anos ou mais sofrem do problema. O índice, em 2006, era de 57,8%.Entre a população até 34 anos, os números não passam de 14%. Já dos 35 aos 44 anos, a taxa é de 20,9%. Dos 45 aos 54 anos, chega a 34,5% e dos 55 aos 64 anos, totaliza 50,4%.O estudo lançado dia 19 de Abril, Dia Nacional de Combate à Hipertensão, tem como foco a prevenção da hipertensão por meio de escolhas individuais como hábitos alimentares saudáveis e o combate ao sedentarismo e à obesidade. A parceria inclui as sociedades brasileiras de Cardiologia, de Hipertensão e de Nefrologia.De acordo com o ministério, a hipertensão é uma "inimiga silenciosa da saúde", já que não apresenta sintomas. A orientação é que as pessoas tenham como hábito aferir a pressão, que deve estar dentro da média de 12 por 8.A pessoa é considerada hipertensa quando a pressão arterial é igual ou superior a 14 por 9. A doença é causada pelo aumento na contração das paredes das artérias para fazer o sangue circular pelo corpo. O movimento acaba sobrecarregando órgãos como o coração, os rins e o cérebro. Se não for tratada, a hipertensão pode provocar complicações como o entupimento de artérias, acidentes vasculares cerebrais (AVC) e infartos.

CINQUENTENÁRIO DE BRASÍLIA




Mesmo tendo sido fundada no ano de 1960, tendo completado 50 anos de história, Brasília comemorou seu cinquentenário dia 21 de Abril. Afinal, a metrópole já tem mais de 200 anos de história para contar. Isso porque foi no começo do século XIX que surgiram os primeiros esboços da ideia de levar a capital para o Planalto Central. Inicialmente, a sugestão teria sido influenciada por questões militares. Como o Rio de Janeiro ficava no litoral, consultores estrangeiros já avisavam que seria melhor ter a sede do governo no centro do Brasil. Curiosamente, as duas primeiras "Brasílias" foram cidades mineiras. Em 1823, o estadista José Bonifácio sugeriu que a capital fosse transferida para Paracatu. Quase duas décadas depois, o novo destino apontado para sediar o governo brasileiro foi São João del Rei. Posteriormente, a cidade de Formosa, em Goiás, também foi apontada como possível destino. No entanto, nenhuma das tentativas do século XIX vingou.
A transferência foi apenas oficializada na Constituição de 1891, mas foi deixada pelos governantes e só foi retomada na Carta de 1946. Naquela ocasião, o governo finalmente se deu conta da instabilidade política do Rio de Janeiro e abraçou a ideia de que a capital precisava ficar distante das manifestações públicas. Integrar as metrópoles com o pouco explorado interior brasileiro também era um dos objetivos da empreitada. Durante o governo de Juscelino Kubitschek, a construção da capital começou efetivamente sob a batuta do arquiteto Oscar Niemeyer e Brasília floresceu como um dos projetos arquitetônicos mais ousados de todos os tempos. Com um estilo modernista, Niemeyer projetou uma cidade que fosse capaz de surpreender seus futuros visitantes.

SOCIEDADE


Nosso câmera fotográfico clicou o modêlo Diêgo, o Tenente Sandro da ROCAM, a musa do Brasil Leidiane Vasconcelos e o cabo Bezerra, que estavam presentes na posse da nova diretoria da ASCAP, que aconteceu dia desses, na AABB de Santa Cruz.

ASCAP de Olho na Qualidade Programa 5 S




Este será o tema do mais completo curso que a ASCAP irá realizar de 03 a 07 de maio na sede da entidade. O curso é voltado para colaboradores em geral e gestores que visam aplicar
o sistema 5 s em suas empresas, com o intuito de repensar e reorganizar os setores de seus empreendimentos.
O objetivo do curso é a solução educacional que busca desenvolver condições de conhecer e praticar o método D-Olho (descarte, organização, limpeza, higiene e ordem mantida), a fim de implementá-lo na organização, trazendo novos hábitos para o desenvolvimento do trabalho diário das pessoas, melhorando o bem estar físico, mental e social de todos.

Confira o conteúdo que será apresentado no decorrer do curso!

Módulo 1 - Introdução;
Módulo 2 - Preparando o Ambiente;
Módulo 3 - Implantando o D-Olho;
Módulo 4 - Praticando o descarte e a organização;
Módulo 5 - Praticando a Limpeza e a Higiene;
Módulo 6 - Praticando a ’ordem mantida’;
Módulo 7 - Perpetuando a prática.

Serviço

Instrutora: Andréa Siqueira (SEBRAE)
Carga Horária: 15 horas
Período: 03 A 07 de maio de 2010
Horário: 19:00 às 22:00hs
Investimento: R$60,00 Sócios e R$ 100,00 não sócio.
Local: ASCAP

Betto Aragão
Assessoria de Comunicação da ASCAP

Seminário reúne “toyoteiros” nesta quarta-feira


A Secretaria Municipal de Defesa Social, através do Departamento de Trânsito e Transporte da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, realiza o I Seminário Sobre Trânsito e Transporte Público.
O evento acontecerá a partir das 18h30min desta quarta-feira (28), na Câmara de Vereadores.
Dentre os temas a ser abordados, estão a melhoria na prestação de serviços da categoria e as normas de segurança para condutores e passageiros.
O seminário será realizado em parceria com a CCATA - Cooperativa de Condutores Autônomos em Transportes Alternativos de Passageiros de Santa Cruz do Capibaribe.

Da Redação do Portal Agreste PE

Casamento é como dieta: o difícil é a manutenção


No Brasil, de acordo com o IBGE, as taxas de casamentos e recasamentos aumentam todos os anos, mas as estatísticas também mostram uma escalada de divórcios. Normalmente, quem se casa, apaixonado, acredita que o amor tudo resolve, tudo cura, tudo pode. Até deparar com a rotina, a falta de comunicação e as intermitências do desejo. Os problemas do casamento são bolas de neve que crescem com enorme velocidade. As coisas não vão agradar nem um nem ao outro totalmente o tempo todo. O aprendizado é entender que isso não é ruim. Quem decide viver sob o mesmo teto precisa saber que a regra número um do casamento é ceder.

O jogo dos sete erros do casamento

Os mitos da vida conjugal e as soluções para manter o desejo aceso

1º - "Depois do casamento, tudo está garantido"

Muita gente vê o casamento como um fim de linha na viagem da conquista. Uma vez declarados marido e mulher, o casal pode relaxar na aparência, só acordando quando descobrem que o parceiro encontrou outra pessoa.Na verdade, o casamento é uma conquista diária. Isso não quer dizer que uma mulher precisa amanhecer maquiada. Mas é preciso manter o esforço pela admiração do parceiro e isso vale para aparência, atitude, realizações. É preciso inspiração e sedução para ser feliz.

2º - "Você tem de me amar do jeito que eu sou"
O casamento é jogado em dupla. Quem não está disposto a ceder só pode viver sozinho. Qualquer tipo de interação tem de levar em conta limites e acordos. Também no plano afetivo vale a máxima de que a liberdade de um termina quando começa a do outro.Liste, no papel ou mentalmente, tudo que seu marido ou mulher reclama de você. Analise cada um dos itens. Coloque-se no lugar dele. Depois peça que ele faça o mesmo com você. O sucesso da vida a dois depende do conhecimento: tanto de si mesmo quanto do parceiro.

3º "Quando duas pessoas se amam de verdade são uma só"
Anular a individualidade destrói o desejo. Cumplicidade e afetividade são boas até certo ponto. É preciso se esforçar para descobrir o ponto de equilíbrio entre a intimidade inevitável de quem divide o mesmo teto e certo mistério. Ter uma vida própria é um bom começo.

4º -"Você não me escuta, eu não te entendo"
Às vezes homem e mulher não falam a mesma língua. É como se falassem num interurbano por telefones defeituosos. As idas e vindas num relacionamento, nada mais comum. Quando tudo vai mal, o diálogo parece um conjunto de ruídos sem sentido. O ideal é uma conversa de qualidade, com um mínimo de calma e respeito com o outro; deixar o orgulho de lado e ter humildade para pedir desculpas.

5º - "É melhor não reclamar para não ter briga"
Em uma união, negociar é preciso. O tempo todo, ou quase isso.Essa necessidade, somada ao cansaço do trabalho, responsabilidade com os filhos e, às vezes, à idéia de que o parceiro está sempre no time contrário, faz com que muitas pessoas prefiram evitar reclamações. Isso é errado. Não dizer nada pode ser compreendido como falta de interesse e pode prejudicar ainda mais o relacionamento. A sinceridade sobre os sentimentos, mesmo que cause batalhas domésticas, leva o casal a resolução dos problemas e aí, brigas excitam sexualmente...

6º -"Os filhos vêm sempre em primeiro lugar"
Aos filhos tudo: a exclusividade da atenção, os programas de fim de semana, as viagens de férias. O casal vira sócio na criação dos pequenos seres. Ou seja: homem e mulher viram pai e mãe. É o início do fim. Noites mal dormidas e o bloqueio do desejo de muitas mulheres são desculpas apenas quando o bebê é muito pequeno. Depois que acaba a fase mais complicada, o casal precisa retomar sua vida a dois e recuperar a intimidade perdida. Escolher alguns sábados do mês para sair e se divertir a dois, sem culpa, é um bom começo.

7º - "Você é responsável pela minha felicidade"
Um dos erros mais comuns e que acaba se multiplicando em muitos outros. O olhar do outro pauta tudo o que somos e fazemos. O relacionamento vira a compensação em potencial de todas as decepções da vida cotidiana. Um peso que destrói casamentos. É melhor flexibilizar a máxima do Pequeno Príncipe, de que "tu és eternamente responsável por aquilo que cativas". Cada um constrói sua própria felicidade, e a interação com o outro é apenas parte dela. O que não significa que casais não tenham de apoiar um ao outro e expressar o amor em palavras e atitudes.

Por Martha Mendonça

DIA DA EDUCAÇÃO


Que a educação deveria ser um dos maiores investimentos em qualquer país, ninguém duvida. Mas a questão da educação ainda é séria no Brasil. Apesar de índices demonstrarem que, cada vez mais, os índices de analfabetismo, de evasão escolar e de repetência vêm caindo, a situação ainda não é das melhores.
Existem vários fatores que contribuem para a evasão escolar e para o analfabetismo. A grande maioria das crianças que estuda na rede pública sofrem, além da deficiência do ensino, dificuldades com transporte e alimentação. Além disso, muitas crianças precisam ajudar os pais a trabalhar e cumprem uma jornada dupla que interfere brutalmente no rendimento escolar.
Se já é senso comum dizer que as crianças são o futuro do país, nada mais justo que criar condições para elas estudarem. E está provado também que, quanto maior o nível de instrução, maior a chance de encontrar trabalho.
E quando adulto, quanto maior o nível de escolaridade dos pais, maior será o nível de escolaridade dos filhos também. O Brasil gasta um média de 5,5% de seu Produto Interno Bruto (PIB) na educação, mas ainda não consegue suprir a demanda de estudantes.
O atual sistema educacional brasileiro tem a seguinte estrutura:
Educação Básica: educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio
Educação Superior – universidade e pós-graduação
Mas educar não significa só investir em escola. O primeiro grupo social do qual participamos é a família e ela participa também do que chamamos educação informal. O inicio da educação da criança começa.

FELICITAÇÕES


As irmãs Gêmeas Univitelinas Cleydiane e Cleydijane, completando idade nova dia 24 de Abril, estão agradecidas a Deus por inúmeras bençãos alcançadas, recebendo os parabéns deste editor, dos familiares, parentes e amigos.

Posso Me Divertir E Deixar Deus Para Depois?


Um Reverendo foi convidado para uma festa de casamento e ali pregar o sermão. Após meia hora de música e danças, o pai da noiva se aproximou dele e falou: "Reverendo, você gostaria de começar sua pregação agora ou devemos deixar as pessoas se divertirem um pouco mais?"A história é engraçada mas sabemos que isso acontece -- e muito -- entre nós. Estamos sempre prontos a nos divertir e deixar Deus para mais tarde. Se conhecêssemos a palavra do Senhor, saberíamos que a ordem está trocada. Primeiro devemos buscar a Deus para depois, com alegria garantida,buscar os momentos de diversão.O homem busca alegrar-se onde não pode encontrar verdadeira alegria. Tudo no mundo é enganoso, passageiro, irreal. A alegria logo transforma-se em tristeza; a tristeza logo leva o homem a frustrações e angústias; a angústia o debilita espiritualmente e, pouco a pouco, começa a afastá-lo de Deus, a verdadeira fonte de toda alegria.De que adianta eu me divertir por algumas horas e voltar para casa tão triste, ou mais ainda, do que antes? De que adianta eu sorrir e cantar se o meu coração está tomado pela aflição? De que adianta eu dançar e brincar se a minha alma continua ferida e desesperançada? Estarei enganando a todo se, principalmente, a mim mesmo.

Mas quando eu me divirto na presença de Deus, quando eu canto e danço com a verdadeira alegria do Espírito Santo,quando eu mostro um sorriso que não é falso, que vem de dentro da alma, então eu posso dizer que a minha alegria é fruto de uma completa felicidade.

Eu gosto de me divertir! Eu gosto de viver a vida abundante que o Senhor veio me dar! Eu quero passar os meus dias cantando... mas, Deus é o meu ponto de partida para toda felicidade!

"Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas" (Mateus 6:33).

A eficiência da propaganda boca-a-boca


Semana passada, uma amiga me contou que o melhor pastel de feira da cidade não era feito exatamente em uma feira livre, mas na esquina da rua onde fica a escola que nossos filhos estudaram.
Como ela adora superlativos, decidi no sábado à tarde conferir de perto. E não é que o sujeito transformou a entrada da garagem em uma grande banca e ostenta uma faixa de agradecimento à fiel clientela que o elegeu o melhor pastel de feira de São Paulo. O preço e a fartura dos recheios contribuíram muito para a escolha. Independentemente do sabor, cada pastel custa R$ 2,50. Atrás da bancada de madeira, forrada com plástico, no mínimo seis funcionárias se revezam na elaboração e fritura dos pastéis, cujos pedidos são anunciados a altos brados e numa rapidez assustadora. Há fila para tudo: para pedir, para pagar, para comer, para disputar os poucos lugares para sentar. Eu demorei pelo menos dez minutos para conseguir pedir um pastel de palmito com camarão. Mas, ninguém desanima. A banca é um sucesso.
Na verdade, se antes de abrir a banca o empreendedor fizesse um estudo do ponto, com certeza desistiria de abrir um negócio ali. Com exceção das crianças e adolescentes que frequentam a escola em dois períodos, não há mais movimento. Os estabelecimentos comerciais são raros na rua, que funciona como corredor de ônibus. Nem por isso, a pastelaria improvizada assiste a uma queda de movimento nos fins de semana. Uma prova de que um bom produto com uma eficiente propaganda boca-a-boca é capaz de transformar um ponto considerado morto em um endereço bastante lucrativo. Fica o exemplo.

Por Katia Simões

Novo talento de velhas tradições

Paulo ladeado pelo amigo, garçon do restaurante prato cheio.

Uma figura que está se tornando conhecida na cidade por ser um defensor da cultura nordestina, é o Paulo Viana, apresentador do programa Budega Nordestina, que aliás será estreado Segunda Feira 03 de maio pela rádio IGM-FM.
Em conversa com a equipe do Blog Opinião, Paulo Viana declarou que está preparando uma nova etapa em seu trabalho e que pretende utilizar ainda mais apetrechos nordestinos no seu dia dia.
Do Blog Opinião.

MBA em Direito Tributário


Consoante a percebida crise do ensino jurídico no Brasil nas últimas décadas, e com o compromisso de oferecer um curso de excelência na área de Direito Tributário, a FGV DIREITO RIO desenvolveu um curso de MBA em Direito Tributário, cujo mescla conhecimentos teórico e prático, em uma abordagem dinâmica, associando o direito tributário à disciplinas de domínio conexo. Vem ocupar um lugar de destaque no mercado dos cursos de MBA, ante a constatação da carência existente, tanto nas empresas e escritórios de advocacia, quanto nos órgãos e entidades públicas, de profissionais capacitados e bem preparados na área fiscal.
O MBA em Direito Tributário, organizado pela FGV DIREITO RIO em perfeita sintonia com as modernas demandas do mercado no âmbito fiscal, compõe-se de disciplinas que proporcionam aos alunos instrumentos necessários para que tenham meios de desenvolver um conhecimento complementar às suas atividades profissionais. Além disso, o corpo docente é integrado por professores renomados, com extensa experiência profissional em suas áreas de atuação, em sua maioria, doutores e mestres.
PÚBLICO ALVO
O curso é destinado para todos graduados da área do Direito, bem como, para todas as outras áreas de atuação, e que desejam se tornarem especialistas em Tributos.
LOCAL, HORÁRIO E DATA
FGV MARINGÁ
Rua Luiz Gama, 149 – 2º Andar
Aulas 1 (uma) vez ao mês, na sexta-feira das 19h às 23h, no sábado das 8h às 17h40 e no domingo das 8 às 12h20.
Duração: 18 meses (aproximadamente).

INÍCIO 28/05
MATRÍCULAS ABERTAS ATÉ 25/05
ÚLTIMAS VAGAS!!

Cuspidor de microfone causa polêmica no Brejo



Esse mês de Abril, o Ex-prefeito de Brejo da Madre de Deus-PE colocou um locultor cuspidor de microfone que estrava em cima de um carro de som, desacatando os moradores que votaram contra o atual prefeito!
O cuspidor desfilou por alguns caminhos calçados com paralelepípedos, acompanhado de um ônibus conseguido pelo ex-prefeito, que ganhou da UNICEF. O papangu dizia que o veículo teria sido conseguido pelo Dep. Fed. Armando Monteiro, não sabendo ele, que o tal ônibus, veio para atender a todo o município, onde seu gestor desempenhou um bom papel na área da ação social, saúde e educação. Também é bom lembrar que Armando Monteiro nunca foi prefeito de Brejo.
Só lembrado ainda, que o prêmio foi para as administrações de 2006 e 2007.
"cabrinha sem informação hem!".
Do Blog Agreste Notícias - Com adaptações.

Sucesso total no lançamento do Projeto Festival da Camisa em Pão de Açúcar



“Um evento como este é de suma importância
para uma localidade como Pão de Açúcar.
No último final de semana o Distrito de Pão de Açúcar, município de Taquaritinga do Norte esteve em festa, com o lançamento do Projeto Festival da Camisa. Desde a sexta feira (23) que a localidade era só alegria, com atrações que não deixaram ninguém parado. A festa foi organizada pelo Governo Municipal em parceria com a ACIPA (Associação Comercial e Industrial de Pão de Açúcar). O lançamento do Projeto aconteceu em praça pública com a apresentação de uma maquete digital, mostrando toda estrutura do evento que será realizado no próximo semestre.
A Secretária de Turismo, Magda Lucélia foi quem explicou toda maquete e destacou a importância do Festival que trará desenvolvimento e sustentabilidade para o município.
Uma vez que o Distrito fica no eixo Santa Cruz do Capibaribe e Toritama, o que pode ser explorado, trazendo o progresso para a localidade e o merecido reconhecimento do titulo Capital da Camisaria”, destacou a Secretária.
Grandes atrações passaram pelo evento como: Gatinha Manhosa, Sirano e Sirino, Forró Soxoteá e as pratas da casa: Forró Taquara, MPBaião e Nível 5, mostrando que o Governo Municipal valoriza e incentiva os artistas locais.
De acordo com a estudante de Administração Joyce Katielle, um evento como este é muito importante para o distrito, pois alavanca a economia e ainda traz um atrativo cultural.

“Um Festival como este, sendo organizado em Pão de Açúcar é de suma importância para o desenvolvimento. Uma vez que podemos mostrar a força que possui nossa confecção na região e ainda ganharemos uma festa, trazendo mais um atrativo de entretenimento, bem como irá gerar novas oportunidades de emprego”, enfatizou a estudante.
Este foi apenas o lançamento do Projeto que está previsto para acontecer em setembro próximo, o qual contará com exposições, feiras, desfiles, oficinas na área de confecção trazendo uma melhor qualificação aos participantes entre tantas outras ações que trarão o progresso do Distrito de Pão de Açúcar.

Henrique Figueirôa
Assessor de Imprensa

terça-feira, 27 de abril de 2010

Essa é prá chorar de rir!!!!

GRANDES FRASES DITAS POR JOGADORES E DIRIGENTES DE FUTEBOL‏
-- 'Chegarei de surpresa dia 15, às duas da tarde, vôo 619 da VARIG.' (Mengálvio, ex-meia do Santos, em telegrama à família quando em excursão à Europa)
-- 'Tanto na minha vida futebolística quanto com a minha vida ser humana.' (Nunes, ex-atacante do Flamengo, em uma entrevista antes do jogo de despedida do Zico)
-- 'Que interessante, aqui no Japão só tem carro importado.' (Jardel, ex-atacante do Grêmio)
-- 'As pessoas querem que o Brasil vença e ganhe.' (Dunga, em entrevista ao programa Terceiro Tempo)
-- 'Eu, o Paulo Nunes e o Dinho vamos fazer uma dupla sertaneja.' (Jardel, ex-atacante do Grêmio)
-- 'O novo apelido do Aloísio é CB, Sangue Bom.' (Souza, meio-campo do São Paulo, em uma entrevista ao Jogo Duro)
-- 'A partir de agora o meu coração só tem uma cor: vermelho e preto.' (Jogador Fabão, assim que chegou no Flamengo)
-- 'Eu peguei a bola no meio de campo e fui fondo, fui fondo, fui fondo e chutei pro gol.' (Jardel, ex- jogador do Grêmio, ao relatar ao repórter o gol que tinha feito)
-- 'A bola ia indo, indo, indo... e iu!' (Nunes, jogador do Flamengo da década de 80)
-- 'Tenho o maior orgulho de jogar na terra onde Cristo nasceu.' (Claudiomiro, ex-meia do Inter de Porto Alegre, ao chegar em Belém do Pará para disputar uma partida contra o Paysandu, pelo Brasileirão de 72)
-- 'Nem que eu tivesse dois pulmões eu alcançava essa bola.' (Bradock, amigo de Romário, reclamando de um passe longo)
-- 'No México que é bom. Lá a gente recebe semanalmente de 15 em 15 dias.' (Ferreira, ex-ponta esquerda do Santos)
--'Quando o jogo está a mil, minha naftalina sobe.' (Jardel, ex-atacante do Grêmio e da Seleção) --'O meu clube estava a beira do precipício, mas tomou a decisão correta, deu um passo a frente...' (João Pinto, jogador do Benfica de Portugal)
-- 'Na Bahia é todo mundo muito simpático. É um povo muito hospitalar.' (Zanata, baiano, ex-lateral do Fluminense, ao comentar sobre a hospitalidade do povo baiano)
-- 'Jogador tem que ser completo como o pato, que é um bicho aquático e gramático.' (Vicente Matheus, eterno presidente do Corinthians)
-- 'O difícil, como vocês sabem, não é fácil.' (Vicente Matheus)
--'Haja o que hajar, o Corinthians vai ser campeão.' (Vicente Matheus)
-- 'O Sócrates é invendável, inegociável e imprestável.' (Vicente Matheus, ao recusar a oferta dos franceses)
ACHOU RIDÍCULO ???
AGORA.....COMPARE O SALÁRIO DELES COM O SEU.....


Sonho é forma de o cérebro "dizer" que está ocupado com a consolidação da memória


Os sonhos são uma clara indicação de que o cérebro está trabalhando com memórias
Estudos feito por pesquisadores do Beth Israel Deaconess Medical Center, nos Estados Unidos, indicam que os sonhos podem ser a forma que o cérebro adormecido tem de dizer que está ocupado em pleno trabalho de consolidação da memória. A pesquisa foi publicada na edição online da revista Current Biology.
“O que nos deixou entusiasmados é que, após quase um século de debates sobre a função dos sonhos, esse estudo mostrou que os sonhos são a maneira de o cérebro processar, integrar e realmente compreender novas informações”, disse Robert Stickgold, um dos autores do estudo.
“Os sonhos são uma clara indicação de que o cérebro adormecido está trabalhando com memórias em múltiplos níveis, incluindo formas que terão um impacto direto na melhoria da execução de tarefas aprendidas”, apontou.
Os cientistas examinaram 99 voluntários que foram submetidos a atividades em um videogame em três dimensões, no qual tinham que navegar por cenários virtuais com o objetivo de chegar o mais rapidamente possível à saída.
Após o treinamento inicial, os participantes foram divididos em dois grupos: o primeiro tirou um cochilo com média de 90 minutos e o segundo permaneceu acordado em atividades tranquilas. Em diversos momentos, os integrantes do segundo grupo eram questionados sobre o que estavam pensando. Os que tiraram uma soneca diziam depois o que lembravam de seus sonhos.
Cinco horas depois, os participantes repetiram o procedimento completo, com o exercício virtual e a sequência com soneca ou atividade tranquila. Os resultados surpreenderam os pesquisadores.
Os que se mantiveram acordados não mostraram melhoria no rendimento dos exercícios feitos posteriormente, ainda que tivessem pensado no mesmo durante o período de descanso, o que, em teoria, daria mais chances de se sair melhor.
Dos que dormiram, aqueles que não descreveram sonhos relacionados ao mundo virtual no qual interagiram também não apresentaram melhoria no aproveitamento dos exercícios. Mas os que sonharam com os ambientes tridimensionais tiveram uma melhoria considerada dramática, dez vezes superior aos que dormiram e não sonharam com o exercício.
“Os que sonharam descreveram cenários diversos, como pessoas em pontos específicos nos ambientes, de estar perdido em uma caverna ou mesmo de ouvir a música de fundo do game”, disse Erin Wamsley, outro autor do estudo.
Segundo os cientistas, os resultados indicam que não apenas o sono foi necessário para consolidar as informações, mas que os sonhos se mostraram como uma espécie de reflexo da atividade cerebral intensa nas tarefas de consolidação da memória.
“Mas não estamos dizendo que quando se aprende algo é o sonho o responsável. Em vez disso, aparentemente, quando temos uma nova experiência ela dispara uma série de eventos paralelos que faz com que o cérebro consolide e processe as memórias”, disse Stickgold.


Da Redação