sábado, 13 de novembro de 2010

Vestibular da UNOPAR abre iscrições em Santa Cruz do Capibaribe


A principal característica da Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, instituição fundada em 1972 e que há mais de 37 anos contribui para consolidar a cidade de Londrina como importante centro universitário do interior do Paraná, é a de ser uma Instituição de perfil empreendedor, preocupada com a qualidade do ensino e da vida da comunidade, tendo o futuro como um de seus grandes focos de ação.
A fundação deu-se no dia 17 de fevereiro de 1972, quando um grupo de empresários, entre eles o Chanceler Marco Antonio Laffranchi e a Reitora Elisabeth Bueno Laffranchi, reuniram-se para criar o Centro de Estudos de Londrina, assumindo e dando continuidade ao funcionamento do Colégio São Paulo, então mantido por uma congregação religiosa.
Foi esse o passo inicial para a criação do Centro de Estudos do Norte do Paraná, responsável pela implantação e manutenção do Curso de Educação Física, abrigado pela Faculdade de Educação Física do Norte do Paraná - FEFI. Este curso foi reconhecido pelo governo federal em fevereiro de 1976.
A partir daí, começaram novos investimentos. Em 1985 foi implantada a
Faculdade de Ciências e Artes Aplicadas de Londrina com o Curso de Educação Artística - Habilitações em Artes Plásticas e Desenho e posteriormente, em 1988, o Curso de Desenho Industrial. Em 1987 foi criada a Faculdade de Reabilitação do Norte do Paraná com o Curso de Fonoaudiologia. Em 1989 foram criadas as Faculdades de Odontologia do Norte do Paraná, Faculdade de Dança de Londrina e Faculdade de Informática do Paraná, implantando-se os Cursos de Odontologia, Dança e Tecnologia em Processamento de Dados, respectivamente.
Em 1990, visando agilizar sua administração, deu-se a primeira tentativa de unificação destas faculdades. Reunidas ainda simbolicamente sob a sigla "FEFI", receberam o nome de Faculdades de Educação e Formação Integradas do Norte do Paraná.
Em 2 de junho de 1992 o Conselho Federal de Educação aprovou a unificação sob a designação "Faculdades Integradas Norte do Paraná - UNOPAR", num passo importante rumo à Universidade.
No ano de 1993 a UNOPAR absorveu os cursos de duas instituições sediadas no Município de Arapongas: a Sociedade Educacional Centro e Norte do Paraná – SECENP, com os cursos de Matemática, Química, Ciências Sociais, Letras e Educação Física ministrados pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Arapongas – FAFICLA; e a Fundação Educacional de Arapongas, com os cursos de Administração e Ciências Contábeis, até então ministrados pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis de Arapongas – FAC.
O credenciamento da UNOPAR como universidade deu-se em 03/07/97 através de Decreto Federal publicado no Diário Oficial n° 126, de 04/07/97.
Em 1999, foi criado e instalado o Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas – CCET, cujo objetivo principal é o desenvolvimento de programas de alto nível tecnológico, promovendo a pesquisa e extensão nesta área.
Em 2001, foi inaugurada na Pr 445, Km 377, as novas dependências do Centro de Ciências Empresarias e Sociais Aplicadas.
Em 2002, é aprovada, através da Portaria MEC nº 3.052, a criação do Campus na cidade de Bandeirantes, iniciando suas atividades em 2003.
A partir de seu credenciamento a UNOPAR implementou um plano de expansão, contando, hoje, com vários Cursos de Graduação e Seqüenciais de Formação Específica, Cursos no Sistema de Ensino Presencial Conectado - Modalidade a Distância, Mestrados Acadêmico e Profissional e cursos de Pós-Graduação Lato Sensu.
A UNOPAR é composta por três campi universitários (Londrina, Arapongas e Bandeirantes) e por Pólos de Ensino a Distância instalados em várias cidades dos diferentes estados do País.
Em Pernambuco, a UNIPAR também está em Santa Cruz do Capibaribe oferecendo Cursos Superiores de Tecnologia, Licenciatura e Bacharelado, funcionando na Av. Pe Zuzinha, 231,a
no centro da cidade e atende pelo fone 81-3331.3644